Miyazato assume cargo de Ricciardi no Haitong
O chairman do banco de investimento vai assumir a liderança executiva na sequência saída de José Maria Ricciardi. Acumula funções, no mínimo, até ao final do mandato que termina em março.
Hiroki Miyazato, o chairman do Haitong, vai acumular funções. Vai assumir a presidência executiva do banco de investimento depois da saída de José Maria Ricciardi. A decisão será formalizada na reunião do conselho de administração desta sexta-feira, apurou o ECO.
Existe, ainda assim, uma dúvida: Tendo em conta o contexto da demissão de Ricciardi, que acabou por se precipitar no tempo, não é claro se a acumulação de funções de Miyazato vai prolongar-se para além de março, data da próxima assembleia geral eletiva.
Hiroki Miyazato e Ricciardi estavam em rota de colisão há meses e, de acordo com diversas fontes do banco que pediram o anonimato, o chairman tinha uma presença ativa na gestão do banco. As mesmas fontes não estranham, por isso, a opção pela acumulação de funções. Mas tendo em conta que o Haitong tem uma licença bancária do Banco de Portugal e o mercado português continua a ser relevante para o banco, há a expectativa de que, em março, possa vir a ser nomeado um gestor executivo português.
Miyasato é o máximo responsável do Haitong na Europa e Estados Unidos e deputy CEO da casa-mãe. Ricciardi saiu depois de divergências com o chairman, uma demissão que foi anunciada no final da semana passada. No entanto, vai continuar a cooperar com o banco.
Ao mesmo tempo, saíram mais administradores. Tal como o ECO tinha avançado, Rafael Valverde também pediu a demissão do Haitong Bank. Em comunicado enviado à CMVM, o banco notou que Valverde solicitou a sua passagem à reforma”.
Além disso, “Félix Aguirre Cabanyes, que decidiu abraçar novos desafios profissionais, e Frederico dos Reis de Arrochela Alegria, que retomou a sua posição de Director do Banco e se mantem como administrador do Haitong Banco de Investimento do Brasil”, também saíram.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Miyazato assume cargo de Ricciardi no Haitong
{{ noCommentsLabel }}