Portugal ignora tribunais. Não mexe no imposto dos carros importados

  • ECO
  • 24 Dezembro 2019

Bruxelas exigiu, mas Portugal não mexeu no ISV dos usados importados. Nem as derrotas do Fisco nem a ameaça de Bruxelas fizeram o ministério de Mário Centeno mudar de ideias.

Bruxelas notificou Portugal e exigiu alterações ao Imposto sobre Veículos (ISV), todavia o cálculo deste imposto mantém-se intacto, avançou o Público (acesso condicionado).

Na proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE 2020) entregue no Parlamento o Governo introduziu diversas alterações no ISV, todavia a Comissão Europeia continua a dizer que a fórmula usada em Portugal viola o artigo 110.º do Tratado do Funcionamento da UE, discrimina os carros em termos fiscais com base na origem geográfica e prejudica consumidores e comerciantes.

Neste Orçamento, Mário Centeno foi questionado por que razão mexeu no ISV sem fazer a correção exigida por Bruxelas. Centeno referiu que “irá avaliar a notificação da Comissão Europeia e o procedimento a adotar”. O ministro das Finanças foi questionado se vai apresentar novas tabelas de ISV, para corrigir tabelas que estão erradas na proposta do OE 2020. Contudo, o gabinete do ministro preferiu “não comentar”.

Segundo o Jornal de Negócios, o erro está em tabelas referentes aos carros usados importados, em que os escalões de CO2 dos veículos a gasolina são iguais aos diesel na componente ambiental. “Por regra, os escalões diferem” e, por isso, “admite-se tratar-se de um erro que terá de ser retificado”.

Em relação à componente ambiental do ISV Bruxelas também exige mudanças, sob pena de processar o Estado português por discriminar quem compra um carro com primeira matrícula no estrangeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal ignora tribunais. Não mexe no imposto dos carros importados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião