PGR de Angola e Portugal vão reunir-se em Lisboa

Hélder Pitta Grós e Lucília Gago vão encontrar-se em Lisboa, na quinta-feira às 15h00, dias depois de ser conhecida a investigação Luanda Leaks.

O Procurador-Geral da República (PGR) de Angola, Hélder Pitta Grós, vai encontrar-se com a PGR de Portugal, Lucília Gago, avançou a SIC e o Expresso (acesso condicionado). A reunião vai ter lugar em Lisboa, esta quinta-feira às 15h00, confirmou a PGR ao ECO, sendo este o primeiro encontro desde que foi divulgado o Luanda Leaks, a investigação que detalha esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido.

O PGR de Angola tinha já sinalizado que poderia pedir a colaboração das autoridades portuguesas, tanto na investigação do império financeiro como para notificar e ouvir os cidadãos portugueses que estão envolvidos nos processos. Sarju Raikundalia, Jorge Brito Pereira, Paula Oliveira e Mário Leite da Silva são alguns dos visados.

De acordo com a investigação do consórcio de jornalismo de investigação, ICIJ, a filha do ex-presidente de Angola terá utilizado fundos públicos para fazer crescer a sua fortuna. Foi na liderança da Sonangol que terá, com recurso ao EuroBic, transferido milhões de dólares para uma sociedade sua no Dubai.

A PGR de Angola está a investigar estas transferências e admitiu, em entrevista ao Expresso, vir a emitir um mandado de captura visando a empresária, isto porque Isabel dos Santos não se encontra no país.

Já a PGR portuguesa lembrou que “mantém uma estreita colaboração com a sua congénere angolana, tendo renovado em 26 de abril de 2019 o Acordo Adicional ao Acordo de Cooperação com a Procuradoria-Geral da República de Angola”, em declarações ao ECO.

A entidade liderada por Lucília Gago salientou que “neste, como em todos os outros casos, dará seguimento aos pedidos de cooperação judiciária internacional que lhe sejam dirigidos”.

(Notícia atualizada às 20h41 com a confirmação, ao ECO, do encontro na quinta-feira às 15h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PGR de Angola e Portugal vão reunir-se em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião