Produção de eletricidade da EDP caiu 7% em 2019 devido à seca

  • Lusa
  • 22 Janeiro 2020

A produção de eletricidade para 66,7 terawatts por hora devido à queda na hídrica "decorrente da fraca hidraulicidade na Península Ibérica e no Brasil".

A produção de eletricidade da EDP caiu 7% em 2019 para 66,7 terawatts por hora (TWh), devido à queda na hídrica “decorrente da fraca hidraulicidade na Península Ibérica e no Brasil”, foi esta quarta-feira comunicado ao mercado.

“A produção de eletricidade baixou 7% em 2019 para 66,7 TWh, devido à menor produção hídrica decorrente da fraca hidraulicidade na Península Ibérica e no Brasil“, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Porém, no quarto trimestre de 2019 registou-se uma “forte recuperação” de hidraulicidade na Península Ibérica, o que levou a um “acréscimo da geração em 55% face ao período homólogo e num incremento significativo das níveis de armazenamento nas albufeiras”.

A produção eólica global, por seu turno, aumentou 6%, refletindo as adições de capacidade em 2019 e o aumento da eolicidade. Já a capacidade instalada fixou-se em 26,7 gigawatts (GW) em dezembro de 2019, 73% da qual de fontes renováveis.

Em 2019, a EDP construiu 749 megawatts (MW) de capacidade eólica e executou a sua estratégia de rotação de ativos, desconsolidando 997 MW de eólica na Europa, tendo também acordado a venda do parque eólico Babilónia e no Brasil, de 137 MW com execução prevista no primeiro trimestre deste ano. Na sessão de hoje da bolsa, a EDP subiu 0,46% para 4,15 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de eletricidade da EDP caiu 7% em 2019 devido à seca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião