Galp compra empresa de energia solar em Espanha por 450 milhões
A Galp comprou projetos de solar fotovoltaico em Espanha por 450 milhões de euros. Mas o investimento da empresa portuguesa vai ascender a 2,2 mil milhões de euros até 2023.
A Galp GALP 0,25% comprou uma empresa de energia solar em Espanha por 450 milhões de euros, assumindo 430 milhões em dívida. O investimento da empresa portuguesa liderada por Carlos Gomes da Silva na Zero-E vai ascender a 2,2 mil milhões de euros até 2023.
A petrolífera portuguesa está alargar o seu portefólio de negócios para o setor das energias limpas e a aquisição da Zero-E ao grupo espanhol ACS vem acelerar essa aposta.
Segundo o comunicado enviado esta quarta-feira ao mercado, o negócio envolve projetos de solar fotovoltaico com uma capacidade de geração de energia total de 2,9 gigawatts.
“O acordo inclui mais de 900 megawatts de capacidade de geração recentemente comissionada e um conjunto de projetos em diferentes estágios de desenvolvimento com instalação planeada até 2023. Todos os projetos têm já assegurado o respetivo acesso à rede”, assegura a companhia portuguesa.
A transação, que inclui a aquisição, desenvolvimento e construção dos projetos, tem um valor total de cerca de 2,2 mil milhões de euros até 2023, indica ainda a Galp.
A conclusão do negócio só deverá ocorrer no segundo trimestre de 2020, encontrando-se à espera das autorizações regulatórias. Nesse momento, a Galp desembolsará cerca de 450 milhões de euros para concluir a compra, assumindo ainda 430 milhões de dívida de project finance.
A Galp adianta que irá financiar os desenvolvimentos no período 2020-23 em project finance, e abre a porta potenciais parcerias nos negócios de renováveis. “É esperado que o investimento líquido do Grupo para o período 2020-22 se mantenha em média em mil milhões e 1,2 mil milhões de euros por ano, considerando igualmente potenciais desinvestimento”, explica.
Para Carlos Gomes da Silva, CEO da petrolífera, a compra da Zero-E “irá reforçar a posição da Galp como uma empresa integrada de energia e representa um avanço significativo no nosso compromisso em apoiar uma transição gradual para uma economia de baixo carbono”.
A Galp apresenta as contas anuais no próximo dia 18 de fevereiro.
(Notícia atualizada às 18h47)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp compra empresa de energia solar em Espanha por 450 milhões
{{ noCommentsLabel }}