ASAE fechou 34 estabelecimentos de panificação e pastelaria em 2019

  • Lusa
  • 1 Fevereiro 2020

Em 2019, a ASAE encerrou 34 estabelecimentos de panificação e pastelaria e apreendeu produtos no valor global de 15 mil euros. Encerramento deveu-se a incumprimento dos requisitos de higiene.

A ASAE fechou 34 estabelecimentos de panificação e pastelaria no ano passado, no âmbito de uma fiscalização em que apreendeu 1.350 unidades de produtos, anunciou a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, num balanço de 2019.

“Foram apreendidos cerca de 1.350 unidades de produtos e duas toneladas de produtos, num valor total aproximado de 15.000 euros”, lê-se num comunicado divulgado este sábado.

Foi determinada a suspensão de atividade de 34 estabelecimentos como medida cautelar, por incumprimento dos requisitos de higiene, tendo a maioria reaberto “assim que se encontraram reunidas as condições”.

As ações dirigidas a panificadoras e pastelarias de fabrico próprio resultaram em sete processos-crime e 175 de contraordenação. As principais infrações criminais estão relacionadas com fraude sobre mercadorias, uso de marcas imitadas, uso ilegal de denominação de origem ou indicação geográfica, entre outras.

Nas contraordenações, a ASAE destaca a falta de higiene e a violação dos deveres gerais da entidade exploradora do estabelecimento de restauração e bebidas e a ausência de preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ASAE fechou 34 estabelecimentos de panificação e pastelaria em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião