Ministério Público avança com mega-acusação contra Ricardo Salgado até junho
DCIAP já estará a escrever acusação do processo Universo Espírito Santo, devendo deduzir acusação entre abril e junho contra Salgado e outros ex-administradores do GES.
O Ministério Público estará a preparar-se para avançar com uma mega-acusação contra Ricardo Salgado. Segundo avança o Observador (acesso condicionado) nesta segunda-feira, o Departamento Central de Investigação e Ação Penas (DCIAP) já está a escrever a acusação do processo Universo Espírito Santo, devendo deduzir acusação entre abril e junho deste ano contra Ricardo Salgado e outros ex-administradores do Grupo Espírito Santo (GES).
Ao que o Observador apurou, a extensão do despacho de encerramento de inquérito deverá ultrapassar as 4.083 páginas da acusação da Operação Marquês, conhecida a 9 de outubro de 2017.
Um dos crimes a imputar a Salgado e a outros ex-responsáveis do GES e do Banco Espírito Santo (BES) é o de associação criminosa.
No processo que se encontrará em fase de conclusão, estão ainda em causa os alegados crimes de corrupção ativa e passiva no setor privado, corrupção com prejuízo no comércio internacional (de titulares de cargos políticos e públicos da Venezuela), branqueamento de capitais, burla qualificada, infidelidade e falsificação de documentos, enumera o jornal digital.
Além de Ricardo Salgado, foram ainda constituídos arguidos mais 33 cidadãos nacionais e estrangeiros e oito pessoas coletivas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministério Público avança com mega-acusação contra Ricardo Salgado até junho
{{ noCommentsLabel }}