Número de mortes por causa do coronavírus aumenta para 427

  • Lusa e ECO
  • 4 Fevereiro 2020

O número total de pessoas infetadas com o novo coronavírus aumentou para 20.438, tendo já morrido 427 pessoas. Há casos confirmados em mais de 25 países.

O número de mortos provocados pelo novo coronavírus subiu para 427, com 64 mortes na China registadas nas últimas 24 horas e a primeira morte em Hong Kong, anunciaram as autoridades de Pequim.

O número total de pessoas infetadas com o novo coronavírus, detetado em dezembro passado em Wuhan, capital da província de Hubei (centro), colocada sob quarentena, aumentou para 20.438. Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 outros países, entre os quais Estados Unidos, Espanha, França, Reino Unido, Itália.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, na quinta-feira, uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial. A comunidade científica está a tentar encontrar uma vacina contra a pneumonia, já que as atuais não protegem contra o novo coronavírus.

A doença foi identificada como um novo tipo de coronavírus, semelhante à pneumonia atípica, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, na sigla em inglês), que entre 2002 e 2003 matou 650 pessoas na China continental e em Hong Kong.

As pessoas infetadas podem transmitir a doença durante o período de incubação, que varia entre um dia e duas semanas, sem que o vírus seja detetado. Os sintomas associados à infeção causada pelo novo coronavírus são mais intensos do que uma gripe e incluem febre, dor, mal-estar geral e dificuldades respiratórias, como falta de ar.

(Notícia atualizada às 8h47 com atualização do número de mortes para 427)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de mortes por causa do coronavírus aumenta para 427

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião