Auditor avalia ações da Media Capital em 1,90 euros. Cofina vai pagar 2,3336 euros

Auditor avaliou as ações da Media Capital em 1,90 euros, abaixo da contrapartida da oferta pública de aquisição lançada pela Cofina. Ainda assim, preço de 2,3336 euros será mantido.

O auditor independente considera que a Media Capital vale menos do que a contrapartida que a Cofina vai pagar na oferta pública de aquisição (OPA) sobre a dona da TVI. Ainda assim, a Cofina vai ter de manter o preço de 2,3336 euros por ação que já anunciou previamente.

Apurámos que o valor médio da ação da Media Capital, para 100% do capital, corresponde a 1,90 euros, que resulta da ponderação equitativa das duas abordagens (múltiplos de cotação e de transação)”, lê-se no relatório do auditor independente citado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Este valor fica cerca 23% abaixo do que oferece a Cofina no anúncio preliminar. Pelo que, “atento o disposto no art. 175.º, n.º 2 do Código de Valores Mobiliários, o valor da contrapartida a pagar no âmbito da referida oferta deverá ser de 2,3336 euros”, esclarece o regulador da bolsa em comunicado divulgado esta quinta-feira no seu site.

A Cofina vai pagar cerca de 125 milhões de euros pela Media Capital e assumir uma dívida na ordem dos 80 milhões de euros, avaliando assim a empresa de media em 205 milhões de euros — abaixo do valor inicialmente previsto (255 milhões de euros), em resultado da deterioração das audiências da TVI no ano passado.

É expectável que a operação venha a ficar concluída ainda no primeiro trimestre do ano, dado que já tem o aval dos reguladores em Portugal. Os acionistas da Prisa já deram autorização à operação e do lado da Cofina também já há luz verde para a realização de um aumento de capital no valor de 85 milhões de euros para financiar a OPA.

A Cofina irá comprar os 94% da Media Capital que está nas mãos da Prisa (através da sociedade Vertix) e ainda cerca de 5% que está na posse do Abanca. O banco galego já indicou como irá proceder nesta oferta. Há ainda 0,26% do capital que está disperso na bolsa.

(Notícia atualizada às 19h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Auditor avalia ações da Media Capital em 1,90 euros. Cofina vai pagar 2,3336 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião