Hoje nas notícias: Angola, Brexit e Rui Pinto

  • ECO
  • 7 Fevereiro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Reino Unido “divorciou-se” da União Europeia, mas também houve consequências para o Banco de Portugal, que terá de “colmatar” a saída do Banco Central de Inglaterra do capital do Banco Central Europeu. De Angola vem a notícia de que o Procurador-Geral angolano pediu ajuda a Portugal para localizar fortunas de ex-governantes. E por falar em localizar, afinal são 112 as obras de arte do Estado desaparecidas, e não 94 como a ministra da Cultura tem referido. Na Justiça, Rui Pinto poderá ter tentado negociar a venda de informações a “entidades com relevante poder económico”.

Angola pede ajuda a Portugal para localizar fortunas de ex-governantes

O Procurador-Geral de Angola, Pitta Grós, pediu apoio a Lucília Gago para localizar bens de figuras políticas, militares e empresários em Portugal. Na lista estão nomes como o general Higino Carneiro, o ex-ministro Manuel Rabalas e Joaquim Sebastião, e ainda o ex-diretor do Instituto Nacional de Estradas de Angola. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Brexit obriga Banco de Portugal a dar 28,6 milhões ao BCE

O Banco de Portugal (BdP), um dos “acionistas” do Banco Central Europeu (BCE), terá de aumentar a sua participação no capital, para compensar a saída do Banco Inglaterra, que era responsável por uma das maiores fatias do capital. Assim, Carlos Costa irá pagar 28,6 milhões de euros em duas tranches iguais, no final de 2021 e 2022, aumentando o capital realizado de 177,5 milhões de euros para 206,1 milhões de euros. Com a saída do Banco de Inglaterra, o peso do BdP passou de 1,6367% para 1,9035%. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Afinal são 112 as obras de arte que estão desaparecidas

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, tem referido que são 94 as pinturas, gravuras ou esculturas do Estado que estão desaparecidas, mas esse número deixa de fora as 18 fotografias das coleções do Estado que também deviam estar à guarda do Centro Português de Fotografia (CPF), mas que não estão. Uma delas, pelo menos, deverá estar entre as obras mais valiosas. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Justiça acelera investigações nos clubes para evitar prescrições

A Justiça portuguesa está a acelerar as investigações dos cinco mega-inquéritos abertos pelo Ministério Público e pela Autoridade Tributária a vários negócios de transferência de jogadores nos clubes portugueses. O objetivo é que estes não prescrevam. Envolvido nestas investigações estão Pinto da Costa, suspeito de fraude e lavagem de dinheiro nas transferências de, pelo menos, 15 jogadores. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível)

Rui Pinto suspeito de negociar venda de dados a “entidades com relevante poder económico”

O Ministério Público (MP) suspeita que o hacker Rui Pinto tenha estado a negociar a venda de informação que tinha obtido ao entrar ilegalmente em sistemas informáticos. No acórdão, o MP refere que “à data da sua detenção”, Rui Pinto “detinha na sua residência um papel por si manuscrito, do qual resulta, indiciariamente, que se encontraria a negociar algum tipo de situação profissional ou de colaboração com terceiros, mediante determinadas condições que pretendia ver satisfeitas, de modo a assegurar o seu futuro”. Leia a notícia completa no Diário de Notícias(acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Angola, Brexit e Rui Pinto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião