Japão regista maior queda trimestral do PIB em cinco anos
O Japão anunciou a pior queda em cinco anos no Produto Interno Bruto (PIB), pressionado pelo aumento dos impostos sobre o consumo e quando enfrenta a ameaça do novo coronavírus.
O Japão anunciou esta segunda-feira a pior queda em cinco anos no Produto Interno Bruto (PIB), no quarto trimestre de 2019, pressionado pelo aumento dos impostos sobre o consumo e quando enfrenta a ameaça do novo coronavírus.
Uma recessão, que consiste em dois trimestres consecutivos de declínio, parece assim provável devido às repercussões ainda difíceis de medir do surto do coronavírus, designado Covid-19.
O Japão é atualmente o segundo país com mais casos, a seguir à China.
O PIB do país caiu 1,6%, entre outubro e dezembro passado, comparativamente aos três meses anteriores, depois de o Governo ter aumentado o IVA na maioria dos bens e serviços de consumo, de 8% para 10%, em outubro passado.
A procura doméstica caiu assim no último trimestre 8%, em termos homólogos.
Trata-se do primeiro declínio em cinco trimestres e confirma as previsões dos analistas. No entanto, é mais grave do que o esperado e o pior desde abril de 2014.
Os dados relativos ao último trimestre colocam o crescimento anual da economia japonesa em 0,7%, afirmou o Governo. No entanto, trata-se de um número que pode ser revisto posteriormente, assim como o do quarto trimestre.
A notícia levou a uma queda esta segunda-feira no índice de ações de referência Nikkei 225.
O surto do novo coronavírus vai provavelmente afetar várias atividades da economia japonesa.
Além de uma queda acentuada de turistas chineses, essenciais nos últimos anos para sustentar o crescimento no Japão, empresas japonesas tiveram também que interromper ou ajustar a produção devido a interrupções na cadeia de fornecimento ou encerramento de fábricas na China.
É provável também que o consumo caia à medida que as pessoas evitam multidões.
Para Takashi Shiono, da Credit Suisse Securities, “as repercussões do coronavírus devem ser temidas no setor dos serviços”.
O surto poderá ter um impacto ainda maior no país, onde os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 vão realizar-se em menos de seis meses.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Japão regista maior queda trimestral do PIB em cinco anos
{{ noCommentsLabel }}