Governo acompanha “com interesse e atenção” situação da Efacec

Gabinete do ministro da Economia reage ao alerta lançado por Isabel dos Santos de que o congelamento das contas em Portugal põe em risco o pagamento de salários.

O Governo diz estar a acompanhar “com interesse e atenção” a situação da Efacec, depois de Isabel dos Santos, acionista da empresa, ter alertado que o congelamento das contas em Portugal põe em risco o pagamento de salários.

“A Efacec é uma empresa muito importante, é uma empresa tecnologicamente muito sólida, essencial para o futuro da indústria portuguesa”, começou por dizer fonte oficial do gabinete do ministro Siza Vieira em resposta ao ECO. Para depois acrescentar que “naturalmente, o Governo está a acompanhar a situação [da Efacec] com interesse e atenção”.

A reação do Governo surge depois de a empresária angolana, que detém 66,1% do capital da Efacec que comprou em 2015, através da sua sociedade Winterfell, ter alertado para o risco de haver falhas no pagamento de salários, a fornecedores e ao Estado em resultado da decisão da justiça de arrestar e congelar as suas contas em Portugal.

Foi na semana passada, que as autoridades judiciárias portuguesas ordenaram esse congelamento a pedido das autoridades angolanas. Este arresto foi pedido no âmbito do processo cível contra Isabel dos Santos em Angola e não com o processo-crime que deriva dos documentos divulgados no “Luanda Leaks”.

Após este novo alerta da filha do ex-presidente de Angola, a Efacec reagiu, afastando a existência de possíveis dificuldades da empresa nesse âmbito. Em comunicado disse ter uma “gestão independente” e que “reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados com todos os seus colaboradores e fornecedores, não estando colocada a possibilidade de não pagamento de salários ou incumprimento dos seus compromissos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo acompanha “com interesse e atenção” situação da Efacec

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião