App da EMEL já aceita as matrículas “AA 01 AA”

Aplicação para pagar o estacionamento em Lisboa já permite que o utilizador escreva corretamente a matrícula do veículo novo, aceitando o novo modelo.

Comprou um carro novo? Muito provavelmente já tem as novas matrículas, com mais letras do que números. Foi o modelo escolhido para substituir o anterior, que chegou ao fim, mas ainda nem tudo estava preparado para estas chapas. A app da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) dizia que era “inválida”, mas esta sexta-feira o problema já foi resolvido.

Ao tentar adicionar uma nova matrícula, a aplicação permitia que o utilizador escrevesse corretamente a matrícula do veículo novo, mas depois não a aceitava, impossibilitando o pagamento do estacionamento de forma digital.

A aplicação dizia que as novas matrículas, que chegaram às estradas portuguesas a 3 de março, não eram permitidas. Dava mensagem de “Erro”, indicando que se trata de uma “Matrícula Inválida”. Apenas permitia a introdução de formatos “AA0000”, “0000AA” ou “00AA00”, o da série que agora chegou ao fim.

Questionada pelo ECO, a EMEL disse que identificou este problema e que estava a “trabalhar para a resolver com a maior brevidade possível”, referiu fonte oficial da empresa. Esta sexta-feira, a empresa adiantou que a questão das novas matrículas no ePark já se encontra devidamente resolvida.

A aplicação mostrava esta mensagem de erro.

As novas matrículas, utilizadas nos automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores, apresentam duas letras, dois números e outras duas letras. Com a nova série foi “eliminado, em todos os modelos, os traços separadores de grupos de carateres, mantendo-se, no entanto, um espaçamento entre o grupo de carateres”.

Mais importante que os traços é o facto de passar “a ser utilizado um novo modelo de chapa de matrícula para a generalidade dos veículos, sem a inclusão do ano e mês da primeira matrícula do veículo”, disse, à data, o IMT. Ou seja, a parte amarela, que indicava o ano e mês da matrícula do veículo, desaparece. Há, assim, uma uniformização do modelo de matrícula com os restantes Estados-membros – apenas Itália mantém esta menção.

O novo modelo de matrícula vai permitir aumentar a duração das chapas. A estimativa do IMT é de que com o novo formato tenham um tempo máximo possível de utilização de 74 anos, mas a duração efetiva será bem menor, em torno dos 45 anos, tendo em conta que não será feita a “utilização de combinações que possam formar palavras ou siglas que se entenda dever evitar”.

(Notícia atualizada às 15h00 com a informação de que a app já aceita as matrículas deste modelo.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

App da EMEL já aceita as matrículas “AA 01 AA”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião