Coronavírus leva Universidade da Beira Interior a suspender aulas por tempo indeterminado

  • Lusa
  • 12 Março 2020

A universidade especifica que ficam suspensas "todas as atividades letivas presenciais" e que encerra espaços desportivos, bares e a maioria das cantinas.

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai suspender as aulas, a partir de segunda-feira e por tempo indeterminado, como medida preventiva contra a propagação do surto de Covid-19, anunciou esta quinta-feira aquela instituição sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Em comunicado enviado à Lusa, a UBI especifica que ficam suspensas “todas as atividades letivas presenciais” e que encerra espaços desportivos, bares e a maioria das cantinas, com exceção da Cantina de Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Cantina de Santo António. “A decisão surge como medida preventiva face ao surto epidemiológico do Covid-19 e acompanha a opção tomada pelas restantes universidades portuguesas”.

A UBI esclarece ainda que foi “anulada a interrupção letiva da Páscoa para eventual recuperação de aulas presenciais, caso a situação sanitária o permita”. Além disso, durante a interrupção das atividades letivas, é solicitado que os docentes usem as ferramentas online disponíveis para acompanhamento dos trabalhos, “minimizando os impactos pedagógicos da suspensão”.

Também foram suspensas todas as saídas de serviço internacionais e a “UBI aconselha os alunos com residência em Portugal Continental a regressar a suas casas, evitando saídas do país durante o período em que as aulas presenciais estão suspensas”.

“Embora todos os serviços e o Gabinete de Internacionalização permaneçam em pleno funcionamento, recomenda-se que sejam privilegiados os contactos via telefone e e-mail”, acrescenta a UBI, apelando aos alunos que fiquem atentos aos canais de comunicação online para acompanharem a evolução da situação.

No início da semana, a UBI já tinha ativado o Plano de Contingência e suspendido todas as atividades desportivas, culturais e de lazer. A Associação Académica da UBI também optou por adiar a realização da semana académica, que deveria decorrer entre os dias 25 e 28 de março.

O Conselho Nacional de Saúde Pública recomendou na quarta-feira que só devem ser encerradas escolas públicas ou privadas por determinação das autoridades de saúde. A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, considerou que esta recomendação “faz sentido” e que o encerramento de escolas será feito de forma casuística “analisando o risco, caso a caso, situação a situação”.

Várias universidades e outras escolas já decidiram suspender as atividades letivas. As medidas já adotadas em Portugal para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coronavírus leva Universidade da Beira Interior a suspender aulas por tempo indeterminado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião