Ex-gestores do BES com 18,2 milhões congelados

  • ECO
  • 16 Março 2020

Na altura da resolução do BES, o Banco de Portugal decidiu reter no BES "mau" 18,2 milhões de euros de cinco ex-gestores. Ricardo Salgado é quem tem mais dinheiro congelado.

Cinco ex-administradores do antigo Banco Espírito Santo têm cerca de 18,2 milhões de euros retidos no BES “mau”. A decisão partiu do Banco de Portugal, na altura da resolução do BES, pertencendo cerca de metade do valor em causa a Ricardo Salgado, avança, esta segunda-feira, o Correio da Manhã (acesso pago).

De acordo com o jornal, nove dos 18,2 milhões de euros congelados pertencem a Salgado; quatro milhões de euros a Amílcar Morais Pires; 2,2 milhões de euros a Manuel Fernando Espírito Santos; cerca de dois milhões de euros a José Maria Ricciardi; e cerca de um milhões de euros a José Manuel Espírito Santo. Ou seja, dos cinco administradores em questão, quatro são membros da família Espírito Santo. Mas eles só serão credores se pagarem primeiro à massa insolvente o valor dos atos resolvidos.

Estas verbas estão atualmente retidas no BES “mau”, que ficou com os ativos tóxicos do BES, só devendo o congelamento terminar quando o processo de liquidação estiver concluído. O dinheiro poderá, depois, ser utilizado para pagamento de dívidas aos credores do BES “mau”, se a comissão liquidatária vencer a disputa judicial que tem com os ex-administradores do BES.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-gestores do BES com 18,2 milhões congelados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião