Cinema City encerra hoje as 46 salas no país

  • Lusa
  • 17 Março 2020

Cinema City vai encerrar esta terça-feira as 46 salas de cinema e por tempo indeterminado. As salas de cinema localizadas em Lisboa, Sintra, Amadora, Setúbal e Leiria estão fechadas temporariamente.

A empresa NLC – Cinema City, a terceira maior exibidora em Portugal, vai encerrar esta terça-feira as 46 salas de cinema e por tempo indeterminado, no âmbito da contenção da pandemia da doença Covid-19, foi hoje anunciado.

A exibidora fechará temporariamente as salas de cinema que detém em Lisboa, Sintra, Amadora, Setúbal e Leiria.

“Face à evolução da situação, o encerramento é a atitude mais adequada, numa fase em que o isolamento social é imprescindível para travar a atual situação que o país vive”, refere a exibidora.

Segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual, a NLC – Cinema City é a terceira maior exibidora em Portugal, com 46 salas de cinema repartidas por seis recintos, com um total de 6.648 lugares.

O mercado da exibição cinematográfica em Portugal é liderado pela NOS Cinemas, com 219 salas que já estão encerradas desde segunda-feira, por causa do novo coronavírus.

Também a exibidora UCI, a quarta maior exibidora, anunciou na segunda-feira o encerramento de 45 salas em três centros comerciais e por tempo indeterminado.

A Cineplace, a segunda maior exibidora, com 85 salas de cinema e 14 recintos, ainda se mantém aberta. Na segunda-feira, fonte da exibidora disse à agência Lusa que estava ainda a analisar internamente a situação antes de tomar qualquer decisão.

Na página oficial, a Cineplace apresenta ainda os filmes que tem em cartaz hoje e quarta-feira.

A maioria das salas de cinema inicialmente apresentou planos de contingência, como redução da capacidade das salas e reforço de higienização, mas acabou por anunciar o encerramento temporário.

Foram os casos dos cinemas Nimas e Ideal, em Lisboa, do Trindade, no Porto, assim como do Cineclube de Viseu, que cancelaram todas as sessões.

A rede portuguesa de exibição comercial de cinema integra 535 salas, com cerca de 99 mil lugares.

De acordo com dados estatísticos do ICA, até ao início de março, a NOS Cinemas teve 7,6 milhões de euros de receita de bilheteira, seguindo-se a UCI com 1,6 milhões de euros, a Cineplace com 1,1 milhões de euros e a NLC – Cinema City, com cerca de 882 mil euros.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.850 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde revelou que há 117 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, elevando de 331 para 448 o número de casos já confirmados pelas autoridades de saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinema City encerra hoje as 46 salas no país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião