Hotéis e alojamentos locais oferecem centenas de quartos a profissionais de saúde

Unidades hoteleiras estão a disponibilizar centenas de quartos aos profissionais de saúde. E há já mais de 40 hotéis disponíveis para acolher 1.565 profissionais, caso seja necessário.

De norte a sul, são vários os hotéis e alojamentos locais que estão a juntar-se a esta onda de solidariedade e a oferecer alojamento aos profissionais de saúde que estão a combater este vírus que já infetou mais de nove mil pessoas em Portugal. De hotéis cinco estrelas a alojamentos locais e apartamentos, existem aproximadamente 680 quartos disponíveis em Lisboa e no Porto.

Em Lisboa, seis hotéis juntaram-se a esta onda de solidariedade e abriram as portas das suas instalações aos profissionais de saúde. Na capital, os hotéis Marriott, My Story Tejo, Vip Berna, Turim Ibéria, Neya e Ong Apartments estão a disponibilizar um total de 383 quartos.

O Marriott disponibiliza 100 quartos, o My Story Tejo (86), Ong Apartments (15), Vip Berna (86), Turim Ibéria (20) e o Neya (76), refere a presidente da AHP.

“Estão disponíveis 383 quartos na cidade de Lisboa. Para além desse número existem mais 40 hotéis, a nível nacional, que mostraram a sua disponibilidade e estão preparados para acolher 1.565 profissionais de saúde, caso seja necessário”, explica ao ECO Cristina Siza Vieira, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

Para além de disponibilizaram quartos para os profissionais de saúde, cerca de 48 hotéis uniram esforços e estão a oferecer bens como equipamentos e produtos.

Já doámos 64 mil bens, desde toalhas, a lençóis, edredons, cobertores, almofadas, luvas, kits de limpeza e produtos de higiene pessoal. Estes bens estão a ser distribuídos por vários hospitais a nível nacional”, explica Cristina Siza Vieira. Acrescenta ainda que a Sovena acaba de juntar-se a este movimento e vai doar 500 barras de sabão.

Hotéis e alojamentos no Porto disponibilizam cerca de 300 quartos

Na cidade da Invicta, os hotéis Porto Palácio, o ABC, e o Alojamento Local The Porto Concierge são alguns dos exemplos que estão a oferecer quartos para profissionais de saúde. O hotel Porto Palácio vai disponibilizar 68 quartos, o ABC (52) e o Porto Concierge (60 quartos). Só estas três unidades disponibilizam um total de 180 quartos.

“Neste momento, temos na cidade do Porto, dois hotéis e 18 unidades de Alojamento Local (AL) que estão a disponibilizar as suas unidades. A oferta está praticamente nos 300 quartos e já existem profissionais de saúde a usarem estes alojamentos”, explica ao ECO, fonte oficial da Câmara Municipal do Porto. Acrescentando ainda que “outro hotel na cidade do Porto vai disponibilizar 62 quartos a partir da próxima semana”.

Localizado a apenas dez minutos do Hospital São João, que é neste momento um dos hospitais que está a combater esta pandemia na região no Norte, junta-se o Hotel Moov Porto Norte que está a oferecer 30 quartos gratuitos a médicos, enfermeiros e técnicos de saúde.

“Após uma natural quebra das reservas, tomamos a decisão de cancelar todas as outras que ainda tínhamos previstas para libertar o edifício e colocá-lo à disposição dos profissionais de saúde que neste momento travam uma incansável batalha contra o novo coronavírus”, explica André Ferreira, administrador da Endutex Hotéis, entidade gestora da marca Moov, em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hotéis e alojamentos locais oferecem centenas de quartos a profissionais de saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião