Utilização do Multibanco cai para metade por causa do vírus

Utilização do Multibanco registou queda acentuada face ao que acontecia antes do primeiro caso de coronavírus. Número de operações afundou, apesar do montante levantando ter crescido.

A utilização do multibanco registou uma queda acentuada no que respeita ao número de operações, apesar do montante envolvido até crescido. Segundo dados da SIBS, na última semana o número de transações na sua rede caiu em quase metade, face à média antes da confirmação do primeiro caso de Covid-19 registado em Portugal.

“Na última semana, e em reflexo das medidas seguidas pelo Governo e que têm implicado a permanência de um grande número de portugueses nas suas casas, registou-se uma acentuada quebra do número de transações na Rede Multibanco, que diminuiu 44 a 49 pontos em compras e levantamentos respetivamente, face à média antes da confirmação do primeiro caso de Covid-19 registado em Portugal”, dá nota a gestora da rede, relativamente à última semana terminada a 22 de março.

Em sentido contrário, evoluíram os valores envolvidos nessas operações que tiveram um aumento do valor médio das compras e levantamentos de 21% e 25%, respetivamente.

Evolução das compras e levantamentos no Multibanco

No que respeita valor médio das compras na Rede Multibanco, os dados do SIBS Analytics apontam para uma “tendência progressiva de aumento”, sendo que na semana entre 16 e 22 de março, fixou-se nos 42,1 euros, 12,5% acima dos 37,4 euros verificados na semana anterior e 21% superior aos 34,7 euros da média verificada antes da confirmação de casos em Portugal.

Já o MB Way viu o seu peso aumentar na hora de fazer compras, “uma evolução que permite destacar a conveniência da utilização do MB Way para as compras, uma vez que permite que todos os pagamentos sejam efetuados ‘sem contacto’ com o terminal de pagamento, qualquer que seja o montante, cumprindo as recomendações de prevenção de contágio das autoridades de saúde”.

À semelhança das semanas anteriores, as compras em Super & Hipermercados e Farmácias & Parafarmácias, voltaram a dominar as compras, sendo que estes setores representara mais de metade (54%) das compras efetuadas em Portugal na última semana.

Relativamente ao número de levantamentos, apesar da quebra na última semana na ordem dos 49 pontos face à média registada antes da confirmação do primeiro caso em Portugal, o respetivo valor médio aumentou. A subida foi de 25%, para 84,5 euros comparativamente à média de 67,8 euros antes do anúncio de casos.

(Notícia atualizada 11h45 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Utilização do Multibanco cai para metade por causa do vírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião