5 coisas que vão marcar o dia

O coronavírus continua a marcar a atualidade em todo o mundo, numa altura em que a economia global caminha no sentido da recessão. INE e Bruxelas darão dados que prometem ajudar à navegação.

Arranca mais uma semana marcada pela pandemia do coronavírus, numa altura em que perto de metade da população portuguesa trabalha a partir de casa. Como é habitual, por volta da hora de almoço, as autoridades de saúde informação os portugueses de quantos casos de Covid-19 foram descobertos pelas autoridades nas 24 horas anteriores, mas espera-se também a divulgação de um conjunto alargado de indicadores económicos.

DGS atualiza número de infetados por Covid-19 em Portugal

Continua a ser o tema que marca a atualidade mundial. Esta segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) volta a atualizar o número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus em Portugal, assim como os óbitos causados pelo Covid-19 e a quantidade de pessoas que recuperaram da doença. Espera-se uma conferência de imprensa por volta da hora de almoço.

INE e Bruxelas medem o pulso à economia

Espera-se a divulgação de um conjunto alargado de dados económicos, alguns deles já referentes ao mês de março, por parte do INE e de Bruxelas. Em Portugal, o INE publicará os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores relativos a março, o índice de volume de negócios, emprego, remuneração e horas trabalhadas no comércio a retalho relativo a fevereiro e os índices de produção industrial também relativos ao mês passado. No plano europeu, a Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros deverá divulgar os indicadores de sentimento económico e de clima de negócios relativos ao mês atual. Os investidores estarão atentos para perceber o rumo da economia antes e depois da pandemia, numa altura em que se antecipa que o mundo caminha em direção a uma recessão mundial.

Alta volatilidade instalada nas bolsas

Os investidores vão estar de olhos postos nos mercados financeiros, depois de as bolsas terem registado a primeira semana de valorização após quatro semanas em derrocada constante, ganhos suportados nos estímulos orçamentais apresentados por vários governos, incluindo o português. Mas a pandemia do coronavírus promete continuar a condicionar as negociações de ativos de risco, esperando-se que continue o sentimento de agitação nas bolsas, à medida que os investidores vão digerindo as notícias sobre a evolução do vírus que surgiram durante o fim de semana.

Gasóleo fica mais caro, gasolina mais acessível

A pandemia do coronavírus e o braço de ferro entre sauditas e russos tem pressionado os preços do petróleo nas últimas semanas. Em Portugal, esta segunda-feira, os combustíveis sofrem a habitual atualização semanal, mas desta vez com rumos distintos: o custo do gasóleo aumenta 1,5 cêntimos e o da gasolina desce 1,5 cêntimos.

Alegações finais no recurso de Ricardo Salgado às coimas do BdP

No plano judicial, o dia ficará marcado pelas alegações finais no julgamento do recurso das coimas aplicadas pelo Banco de Portugal (BdP) ao antigo líder do BES, Ricardo Salgado, e a Amílcar Morais Pires. Em causa, coimas aplicadas aos dois ex-gestores por ausência de medidas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo em unidades do falido banco no estrangeiro. Os valores das coimas foram de 350 mil euros a Salgado e 150 mil euros a Morais Pires.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião