Transdev avança com lay-off de 2.000 trabalhadores. Receitas afundaram 90%

Os cerca de 2.000 trabalhadores do grupo Transdev vão entrar em regime de lay-off depois de a empresa ter observado uma quebra de 90% nas receitas.

Os cerca de 2.000 trabalhadores do grupo Transdev vão entrar em regime de lay-off esta quarta-feira, com a empresa de transportes a assegurar apenas “os serviços mínimos de mobilidade” no atual contexto de pandemia. A decisão foi tomada depois de uma quebra de receitas na ordem dos 90%, revelou a empresa num comunicado.

“A partir de 1 de abril, a Transdev entrará no sistema de lay-off simplificado nas condições previstas pelo Governo para este período excecional. […] Cientes de que esta decisão não é a mais favorável à manutenção e recuperação da economia do país, reforçamos que temos desenvolvido todos os esforços junto do Governo e das autoridades de transportes no sentido de encontrar medidas alternativas”, refere a Transdev na mesma nota.

Nesse sentido, o grupo de transportes voltou a apelar ao Governo o pagamento “imediato” de nove milhões de euros “que o Estado tem em dívida para com a empresa, para assegurar a tesouraria e permitir o pagamento de salários”. Esta seria uma das alternativas que possibilitariam “um olhar mais positivo para o futuro”, considera.

Além disso, a Transdev “propõe, também, a suspensão imediata de todos os processos de contratualização que estejam em curso, assim como o não lançamento de quaisquer procedimentos à contratualização de serviço público”.

Nas últimas horas, várias têm sido as empresas a assumirem o regime de lay-off como forma de proteção dos postos de trabalho nesta fase da pandemia do coronavírus. Entre elas está a TAP, mas também a Teka, o grupo Ibersol e pelo menos 3.600 outras empresas, segundo os dados mais recentes do Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transdev avança com lay-off de 2.000 trabalhadores. Receitas afundaram 90%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião