Apoio às empresas para salários trava malparado no Novo Banco, diz Ramalho

Presidente do Novo Banco adiantou que a prioridade no apoio às empresas no processamento dos salários permitiu que famílias continuassem a pagar os créditos da casa e consumo ao banco.

António Ramalho adiantou que o apoio do Novo Banco para garantir liquidez às empresas no pagamento dos salários do mês de março permitiu ao banco manter o nível de crédito em incumprimento na habitação e consumo no final do mês passado.

O presidente daquela instituição financeira revelou ainda que aquela medida teve um “efeito marginal” no crédito vencido das empresas.

“No Novo Banco só o que se mede existe. Apostámos na operacionalização do suporte aos salários de março, apoiando as empresas. Resultado: crédito vencido ficou inalterado na habitação e consumo. Nas empresas teve efeito marginal”, disse António Ramalho na sua conta pessoal no Twitter. “Resultado: “Março ganho, agora vamos ao trimestre“, escreveu ainda.

Não é a primeira vez que António Ramalho recorre ao Twitter para explicar quais são as prioridades do banco neste período turbulento por causa da crise económica provocada pela pandemia do Covid-19: o processamento dos salários dos trabalhadores em Portugal, numa altura em que muitas empresas estão em dificuldades porque suspenderam atividade ou sofreram uma queda abrupta nas receitas com a paragem da economia

A banca tem estado no centro das atenções nesta crise, por causa do papel relevante que assume no financiamento da economia.

Esta segunda-feira, os presidentes dos principais bancos em Portugal reúnem com o Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa pretende ouvir a opinião dos banqueiros em relação à crise, pedindo um esforço adicional para assegurar liquidez e crédito a famílias e empresas durante a crise.

Do lado dos bancos já foram anunciadas várias medidas: suspensão de algumas comissões, como dos terminais de pagamento, operacionalização rápida das linhas de crédito disponibilizadas pelo Governo, moratórias no crédito à habitação e empresas e ainda o congelamento dos dividendos por parte de algumas instituições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apoio às empresas para salários trava malparado no Novo Banco, diz Ramalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião