Caixa cancela dividendo de 300 milhões que ia pagar ao Estado

Estado ia receber 300 milhões de euros em dividendos da Caixa Geral de Depósitos. Mas surto do coronavírus levou banco público a cancelar distribuição de parte dos lucros pelo acionista.

Depois de ter consultado o Ministério das Finanças, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) decidiu suspender o pagamento do dividendo de cerca de 300 milhões de euros ao Estado, devido ao impacto do surto do coronavírus, confirmando assim a notícia em primeira mão do ECO.

“Em linha com a orientação do BCE divulgada no passado dia 27, auscultado o acionista, a comissão executiva da CGD vai recomendar ao conselho de administração que proponha em assembleia geral a integração em reservas livres da totalidade do resultado líquido distribuível de 2019, permitindo assim a sua incorporação integral nos rácios de capital da CGD“, disse fonte oficial do banco.

“Deste modo a CGD reforça a sua capacidade para apoiar as famílias e as empresas nesta conjuntura particularmente exigente”, acrescentou a mesma fonte.

Ainda não há data para a assembleia geral do banco público, na qual serão aprovadas as contas. A CGD registou lucros 775,93 milhões de euros em 2019 e era com base neste resultado que ia propor a distribuição de cerca de 300 milhões.

O BCP já tinha anunciado na passada quinta-feira o cancelamento do pagamento de dividendos na sequência da pandemia do novo coronavírus.

O Banco Central Europeu (BCE) comunicou na semana passada aos bancos do euro que não devem pagar dividendos aos acionistas pelo menos até 1 de outubro, isto para aumentar a sua capacidade de resposta à crise do coronavírus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa cancela dividendo de 300 milhões que ia pagar ao Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião