Bolsas sobem com “sinais encorajadores” no combate ao vírus

Setores ligados ao turismo e viagens, um indicador do medo nestes tempos de Covid-19, estão em alta: as transportadoras aéreas low-costs Ryanair e Easyjet sobem mais de 8%.

As bolsas europeias estão a subir mais de 2% esta segunda-feira, à medida que as medidas de contenção implementadas pelos vários países começam a dar “sinais encorajadores” aos investidores no que toca ao combate ao coronavírus.

Por cá, o PSI-20 avança apenas 0,55% para 3.994,64 pontos, mas os ganhos são mais acentuados nos pares europeus. O Stoxx 600, índice de referência na Europa, avança 2,47% para 316,69 pontos. As praças de Frankfurt e Paris ganham mais de 3%. Milão e Madrid somam mais de 2%.

Setores ligados ao turismo e viagens, um indicador do medo nestes tempos de Covid-19, estão em alta: as transportadoras aéreas low-cost Ryanair e Easyjet sobem mais de 8%, por exemplo.

O otimismo dos investidores tem sobretudo a ver com contenção do contágio do novo coronavírus. Passam já algumas semanas desde que vários países adotaram medidas restritivas para travar o Covid-19, incluindo o confinamento obrigatória e o isolamento social, e os dados oficiais revelam resultados positivos.

“Na Europa, os sinais são encorajantes. As autoridades italianas acreditam, munidas de números e estudos estatísticos, que o pico da epidemia poderá ter sido já superado ou vir a ser ultrapassado nos próximos dias”, disseram os analistas do BPI.

A situação italiana é paradigmática para a conjuntura do resto da Europa. (…) A partir da situação italiana, os demais países poderão retirar lições sobre a forma de combater o vírus e elaborar previsões de como a epidemia se irá desenvolver noutros países”, acrescentaram.

Em Lisboa, três “pesos pesados” em terreno negativo travam os ganhos no PSI-20, com a Galp a descer mais de 2% para 10,14 euros — o Brent desvaloriza 2,52% para 33,25 dólares, depois de a OPEP+ ter adiado uma reunião importante para o equilíbrio dos preços do barril de petróleo, fortemente afetado nas últimas semanas pelo desentendimento entre a Arábia Saudita e a Rússia.

Também a EDP e EDP Renováveis cedem 1,21% e 0,77%, respetivamente.

Do lado positivo, a Mota-Engil lidera os ganhos, com uma subida de 4,25%. A Sonae avança 3,65% e a Nos sobe mais de 3%, depois de um fim de semana em que estiveram nas notícias. A Sonaecom contestou a decisão do tribunal de arrestar toda a posição detida pela Zopt (uma joint-venture da Sonae e Isabel dos Santos) na operadora de telecomunicações.

No setor financeiro, o BCP sobe 1,8% para 9,07 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas sobem com “sinais encorajadores” no combate ao vírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião