Mais de 33 mil empresas já se candidataram ao lay-off simplificado

Ministra do Trabalho revelou esta segunda-feira que já mais de 33 mil empresas pediram para aderir ao lay-off simplificado, um mecanismo que visa assegurar os empregos durante a crise do Covid-19.

Mais de 33 mil empresas já pediram para aderir ao regime de lay-off simplificado, criado há apenas uma semana pelo Governo para apoiar a manutenção dos empregos durante a crise do Covid-19.

Neste momento, já temos mais de 33 mil empresas que se candidataram ao lay-off simplificado, em que procuramos apoiar a manutenção dos postos de trabalho num momento crítico em que muitas empresas deixaram de ter atividade ou deixaram de ter volume de faturação”, adiantou esta segunda-feira a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, em declarações à SIC Notícias.

Este número representa um aumento de mais de mil candidaturas em dois dias, isto depois de o ministério ter revelado no sábado que quase 32 mil empresas, com 552 mil trabalhadores, já tinham pedido acesso a este novo regime de lay-off.

Em causa está um regime que permite ao empregador suspender o contrato de trabalho ou reduzir a carga horária. O trabalhador, por sua vez, passa a ter direito a, pelo menos, dois terços da sua remuneração, pagos em 70% pela Segurança Social e em 30% pelo patrão.

De acordo com o Ministério do Trabalho, tendo em conta os dados apurados até ao último sábado, a maioria dos pedidos de acesso ao lay-off simplificado foi apresentado por empresas inseridas nos setores do alojamento, restauração e similares, da reparação de veículos automóveis e motociclos, e das indústrias transformadoras.

Além disso, a maior fatia dos empregadores que demonstraram interesse neste regime estão localizados em Lisboa (7.398 pedidos), seguindo-se o Porto (6.604 pedidos) e Braga (3.361 pedidos).

Mais de sete em cada dez pedidos foram apresentados por microempresas, que têm 10 ou menos trabalhadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 33 mil empresas já se candidataram ao lay-off simplificado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião