Mais de 33 mil empresas já se candidataram ao lay-off simplificado
Ministra do Trabalho revelou esta segunda-feira que já mais de 33 mil empresas pediram para aderir ao lay-off simplificado, um mecanismo que visa assegurar os empregos durante a crise do Covid-19.
Mais de 33 mil empresas já pediram para aderir ao regime de lay-off simplificado, criado há apenas uma semana pelo Governo para apoiar a manutenção dos empregos durante a crise do Covid-19.
“Neste momento, já temos mais de 33 mil empresas que se candidataram ao lay-off simplificado, em que procuramos apoiar a manutenção dos postos de trabalho num momento crítico em que muitas empresas deixaram de ter atividade ou deixaram de ter volume de faturação”, adiantou esta segunda-feira a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, em declarações à SIC Notícias.
Este número representa um aumento de mais de mil candidaturas em dois dias, isto depois de o ministério ter revelado no sábado que quase 32 mil empresas, com 552 mil trabalhadores, já tinham pedido acesso a este novo regime de lay-off.
Em causa está um regime que permite ao empregador suspender o contrato de trabalho ou reduzir a carga horária. O trabalhador, por sua vez, passa a ter direito a, pelo menos, dois terços da sua remuneração, pagos em 70% pela Segurança Social e em 30% pelo patrão.
De acordo com o Ministério do Trabalho, tendo em conta os dados apurados até ao último sábado, a maioria dos pedidos de acesso ao lay-off simplificado foi apresentado por empresas inseridas nos setores do alojamento, restauração e similares, da reparação de veículos automóveis e motociclos, e das indústrias transformadoras.
Além disso, a maior fatia dos empregadores que demonstraram interesse neste regime estão localizados em Lisboa (7.398 pedidos), seguindo-se o Porto (6.604 pedidos) e Braga (3.361 pedidos).
Mais de sete em cada dez pedidos foram apresentados por microempresas, que têm 10 ou menos trabalhadores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de 33 mil empresas já se candidataram ao lay-off simplificado
{{ noCommentsLabel }}