Há bancos que estão ao serviço de uma economia mais verde. E têm mais rentabilidade financeira

A Aliança Global de Bancos por Valores (GABV) é uma rede bancos geridos por valores, ou bancos cooperativos, para os quais a análise de risco ambiental e social é a coisa certa a fazer.

O racional justificativo da relevância dos bancos incorporarem os riscos ambientais e sociais nas análises de créditos, pode ter dois ângulos: melhora a gestão de risco da carteira de crédito e contribui para a promoção de projetos mais sustentáveis.

Existe uma corrente de banqueiros que rejeitam a ideia de que os bancos devem contribuir para uma economia mais verde, circular e inclusiva, afirmando que o papel dos bancos é apenas emprestar dinheiro, independentemente da sua finalidade. Esta corrente é ainda a maioritária.

Existe outra corrente de banqueiros que consideram que o dever de um banco é promover uma economia sustentável e inclusiva, e por isso, a existência de critérios ambientais e sociais na análise de risco das empresas é “a coisa certa a fazer”. Esta corrente é ainda minoritária, mas em crescimento.

Durante muito tempo também se pensou que este tipo de bancos, os que consideram ser seu dever promover a sustentabilidade, teriam menores retornos financeiros do que os bancos tradicionais. No entanto, um estudo anual realizado pela Aliança Global de Bancos por Valores (GABV – Global Alliance for Banking on Values, no original, em inglês) desde 2014, evidencia que estes “bancos por valores” têm indicadores de rentabilidade financeira mais atrativos do que os grandes bancos tradicionais, tal como é identificado na tabela abaixo

Legenda: VBBs – values-based banks and banking cooperatives GSIBs – Global Systemically Important Banks Fonte: Real Economy – Real Returns: The Business Case for Values-based Banking

A Aliança Global de Bancos por Valores (GABV) é uma rede bancos geridos por valores, ou bancos cooperativos, de todo o mundo, que têm como objetivo mudar o sistema bancário para o tornar mais transparente, para o canalizar no apoio a projetos sustentáveis, com foco nas pessoas e na economia real. Fundada em 2009, é uma rede de bancos, cooperativas bancárias e cooperativas de crédito, instituições de micro crédito e bancos de desenvolvimento comunitário de várias partes do mundo.

Os membros desta associação partilham como missão a utilização do financiamento para proporcionar um desenvolvimento sustentável, com foco em ajudar as pessoas a atingir seu potencial e em construir comunidades mais fortes. Hoje, esta Aliança é composta por 62 instituições financeiras e 16 parceiros estratégicos que operam em países da Ásia, África, Austrália, América Latina, América do Norte e Europa. No total, estas organizações agregam mais de 67 milhões de clientes, gerindo mais de 200 mil milhões de dólares em ativos combinados com mais 76.000 colaboradores.

Um dos membros desta Aliança é o Banco Triodos. O Triodos Bank, com sede na Holanda, mas com atividade em vários países europeus, é dos únicos bancos a nível mundial que informa o cidadão sobre os projetos em que investe, sendo assim possível confirmar a sua política de risco ambiental e social. Através do site https://www.triodos.com/know-where-your-money-goes, é possível a qualquer pessoa saber que projetos o Triodos Bank financia.

Este banco identifica de forma muito clara no seu site, qual é a sua política de crédito e quais são os setores e atividades que não financia. É também dos poucos bancos que produz um relatório anual integrado.

Fica assim evidente que é possível aumentar a transparência sobre os empréstimos concedidos pelo banco, de forma a poder-se saber se a política de crédito está a ser de facto implementada. É neste caminho que o Plano de Ação para o financiamento sustentável da Comissão Europeia pretende caminhar.

  • Economista especializada em sustainable and climate finance

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há bancos que estão ao serviço de uma economia mais verde. E têm mais rentabilidade financeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião