Maioria dos portugueses domina ferramentas de teletrabalho, revela barómetro

Conclusões da 1.ª semana do barómetro lançado pela Landing.jobs e pela revista Pessoas para monitorizar a evolução do trabalho remoto durante e após a pandemia, revela preferência pelo teletrabalho.

As medidas de contingência para combater a propagação do novo coronavírus estão a obrigar milhares de empresas a adotar o trabalho remoto, um pouco por todo o mundo. Para muitos, o trabalho remoto não é uma novidade mas, para outros, é uma experiência totalmente nova. Por cá, os portugueses parecem estar satisfeitos com a atuação das empresas perante o regime de trabalho remoto, dominam as ferramentas do teletrabalho e consideram, de forma geral, ser mais produtivos. Por outro lado, um dos fatores negativos apontados é a falta de contacto social e as saudades dos colegas de trabalho.

Estas são algumas das conclusões da primeira semana do barómetro lançado pela Landing.jobs e pela revista Pessoas, para monitorizar a evolução do trabalho remoto durante e após a pandemia do Covid-19.

Na primeira semana, o barómetro contou com a participação de 1.407 pessoas que, entre 2 e 8 de abril, já se encontravam em regime de teletrabalho.

Em metade dos inquiridos, as empresas já tinham políticas de trabalho remoto antes do Covid-19 mas, para mais de 40% das empresas, este regime era ainda uma novidade. De acordo com os dados do barómetro, mais de 64% já tinha trabalhado em regime remoto antes da pandemia –– a tempo inteiro ou parcial. Contudo, é de notar que mais de metade das respostas foram dadas por trabalhadores do setor das tecnologias da informação, que poderá ter mais facilidade em implementar o teletrabalho por se tratar de um setor tecnológico. Cerca de 35,6% dos inquiridos nunca tinha tido uma experiência de trabalho remoto.

Gestão e produtividade no trabalho remoto

De acordo com os dados recolhidos pelo barómetro, a maior parte dos trabalhadores consegue organizar, gerir o trabalho e comunicar com as equipas eficazmente. Mais de 50% dos trabalhadores consegue comunicar eficazmente com as equipas à distância e 72% domina totalmente as ferramentas que utiliza em teletrabalho, o que pode ter um grande impacto na produtividade.

O barómetro revela ainda que 28% dos inquiridos se sente “definitivamente” mais produtivo a trabalhar remotamente. Apenas 5% considera que o contexto do local de trabalho remoto influencia negativamente a produtividade.

O trabalho remoto, consideram os inquiridos, também tem implicações no dia-a-dia e na vida pessoal: 21% dos trabalhadores diz sentir-se melhor a trabalhar remotamente que presencialmente e 40% afirma ainda que tem uma melhor alimentação neste regime. Contudo, só 27% consegue separar, totalmente, a vida pessoal da vida profissional remota.

Por fim, 41,34% dos inquiridos consideram “excelente” a atuação da sua empresa perante o regime de trabalho remoto.

A maioria das respostas foi recolhida de trabalhadores do setor das tecnologias da informação (52,6%) e de pessoas residentes em Lisboa, no Porto e no estrangeiro. Para participar no barómetro e continuar a acompanhar semanalmente a evolução destes resultados, pode preencher o questionário aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maioria dos portugueses domina ferramentas de teletrabalho, revela barómetro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião