BCP avança 2% e mantém Lisboa no verde pelo terceiro dia

Bolsa de Lisboa conseguiu escapar ao sentimento negativo que imperou no resto das pares europeias, após o falhanço de um acordo entre os ministros das Finanças da Zona Euro.

Pelo terceiro dia, o verde imperou na bolsa de Lisboa, que conseguiu escapar ao sentimento negativo que imperou entre as restantes pares europeias. O PSI-20 encerrou em alta ligeira, suportado pelo avanço de 2% das ações do BCP e com a Jerónimo Martins a impedir um avanço mais acentuado.

O PSI-20 inverteu de sentido nas últimas negociações da sessão, acabando por terminar com uma subida ligeira de 0,05%, para os 4.071,37 pontos. Dos 18 títulos do índice de referência da praça nacional, dez fecharam em alta, seis em queda e dois ficaram inalterados: a REN nos 2,4 euros por ação e a Pharol nos 6,65 cêntimos.

A praça bolsista nacional escapou ao vermelho que inundou as restantes praças bolsistas do Velho Continente. O Stoxx 600, índice que agrega as 600 maiores capitalizações bolsistas europeias, recuou 0,16%. Já o alemão DAX caiu 0,3%, enquanto o francês CAC 40 e o espanhol IBEX 35 perderam 0,35% e 0,37%, respetivamente.

O recuo dos principais índices europeus acontece depois de os ministros das Finanças da Zona Euro não terem conseguido chegar a um acordo sobre a melhor forma de financiar a resposta à crise do coronavírus, revivendo velhas dúvidas sobre a viabilidade a longo prazo do Euro.

Por Lisboa, o BCP foi o o título que mais fôlego deu ao PSI-20. As ações do banco liderado por Miguel Maya valorizaram 1,86%, para os 9,85 cêntimos. Já a liderança dos ganhos coube à Mota-Engil, cujas ações somaram 4,5%, para os 1,3 euros. Seguiu-se os CTT com um avanço de 2,01%, para os 2,285 euros.

Banco liderado por Miguel Maya lidera ganhos no PSI-20

Em contraciclo, e a impedir um ganho mais acentuado para o índice lisboeta estiveram a Jerónimo Martins e a Galp Energia.

As ações da petrolífera caíram 0,55%, para os 9,97 euros, em reação aos dados da atividade no primeiro trimestre. A empresa aumentou a produção de petróleo, mas as margens afundaram perante a queda das cotações da matéria-prima. Anunciou ainda que, para responder à pandemia, está a cortar custos, reduzindo em 500 milhões por ano o plano de investimentos que tinha em marcha.

A Galp Energia não conseguiu, assim, acompanhar a subida das cotações do petróleo nos mercados internacionais. O preço do barril de brent, referência para as importações nacionais, subia 0,97%, para os 32,18 dólares.

Já as ações da retalhista foram as segundas mais penalizadas nesta sessão, sofrendo um deslize de 2,13%, para os 15,17 euros. Recuo do título acontece no dia em que foi conhecido que a Jerónimo Martins enviou uma carta aos senhorios das lojas Pingo Doce a pedir um perdão parcial no valor das rendas devido aos efeitos sofridos em resultado da crise do coronavírus, tal como o ECO avançou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP avança 2% e mantém Lisboa no verde pelo terceiro dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião