OMS diz que há 70 vacinas para o Covid-19 em desenvolvimento

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que estão em desenvolvimento 70 potenciais vacinas para o novo coronavírus. Três delas já estão a ser testadas em humanos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que estão em desenvolvimento 70 vacinas para o novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19. Três delas já estão a ser testadas em humanos, numa altura em que as farmacêuticas aceleram os esforços para a descoberta de uma forma de travar a propagação da doença.

De acordo com a organização liderada por Tedros Adhanom, o projeto mais avançado está a ser desenvolvido pela CanSino Biologics, com sede em Hong Kong, em conjunto com o Instituto de Biotecnologia de Pequim. As duas outras duas vacinas em fase avançada de testes estão a ser desenvolvidas por empresas norte-americanas, a Moderna e a Inovio Pharmaceuticals, indicou a Bloomberg (acesso condicionado).

Mas não há qualquer garantia de que as dezenas de vacinas que estão em desenvolvimento venham a revelar-se eficazes no combate ao novo coronavírus, nem que seja segura para os humanos. Além disso, a vacina, apesar de ajudar a travar o vírus, não é uma solução milagrosa para o problema: adivinham-se desafios do ponto de vista da sua produção em massa e distribuição pela população.

A busca por uma vacina que previna o Covid-19 tem-se dado a uma velocidade nunca antes vista. Segundo a revista Time, uma vacina pode demorar entre 10 a 15 anos a chegar ao mercado, mas as farmacêuticas estão numa corrida contra o tempo, na esperança de poderem lançar uma vacina para o novo coronavírus em apenas um ano.

Como o ECO já explicou aqui, um fator crítico para o acelerar deste processo é o recurso à tecnologia. O método mais convencional de descoberta de vacinas assenta em testes com proteínas virais (as proteínas produzidas pelas células infetadas), que são cultivadas em ovos e testadas em animais.

No caso da vacina da Moderna, a empresa recorreu a um plataforma tecnológica que funciona à base de “blocos”. Estes podem ser ajustados rapidamente com a informação genética de um novo vírus, como é o caso do SARS-CoV-2, a estirpe responsável pela pandemia em curso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OMS diz que há 70 vacinas para o Covid-19 em desenvolvimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião