São já 1,7 milhões os contribuintes que entregaram a declaração de IRS

Em apenas um dia 86.518 contribuintes entregaram o Modelo 3 de IRS.

Em apenas 24 horas, os contribuintes entregaram 86.518 declarações de IRS, o que eleva o número total de portugueses que já cumpriram a sua obrigação fiscal para 1,7 milhões.

A campanha do IRS teve início em abril e os contribuintes estão a entregar as declarações a um ritmo superior ao ano passado. Isto apesar de o Executivo não dar garantias de que os reembolsos sejam tão rápidos como até aqui.

De acordo com os dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), foram submetidas até agora 1.719.994 declarações, cerca de 29% do total de declarações que deverão ser entregues tendo como base de cálculo as 5,8 milhões de declarações entregues no ano passado.

Quem ainda não entregou o Modelo 3 à Autoridade Tributária, ainda vai a tempo de consignar uma parte do IRS ou da dedução do IVA a uma entidade de cariz social ou religioso. Há mais de quatro mil destinos para essa “doação”. Esta consignação de 0,5% do IRS não implica a perda de qualquer parte do reembolso, uma vez que o dinheiro é retirado do imposto devido ao Estado e não ao contribuinte. Já no caso da consignação da dedução do IVA, o contribuinte abdica de uma parte do imposto que lhe seria devolvido pelo Fisco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

São já 1,7 milhões os contribuintes que entregaram a declaração de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião