5 coisas que vão marcar o dia

É dia de Conselho de Ministros e de Cimeira da União Europa. Serão também conhecidos os resultados da Renault e do Bankinter, bem como o desemprego nos EUA.

Tanto o Conselho de Ministros como a cimeira de líderes da União Europeia irão reunir-se esta quinta-feira com a Covid-19 como tema inevitável. No campo empresarial, há resultados da Renault e do Bankinter, enquanto na economia serão conhecidos novos dados do desemprego nos EUA.

Conselho de Ministros corta IVA das máscaras e gel desinfetante

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira com o IVA na agenda. António Costa já revelou que o Governo vai aprovar uma medida para baixar a taxa de IVA aplicada a máscaras de proteção e gel desinfetante, dos 23% para 6%. A proposta tinha sido avançada por Rui Rio. “Iremos adotar essa medida, se não no Conselho de Ministros desta semana será no Conselho de Ministros da próxima semana”, disse o primeiro-ministro no Parlamento.

Líderes europeus discutem recuperação pós-Covid-19

Os líderes dos países da União Europeia reúnem-se esta quinta-feira numa cimeira para discutir a recuperação económica europeia pós-crise gerada pela Covid-19. Portugal, que será representado pelo primeiro-ministro António Costa, já disse que vai defender um plano de recuperação da economia europeia integrado no orçamento europeu, financiado por um empréstimo a contrair pela União Europeia (UE) e distribuído pelos Estados-membros, nomeadamente sob a forma de subvenções.

Resultados da Renault já com impacto da Covid-19

O grupo Renault vai apresentar resultados relativos ao trimestre do ano, permitindo já começar a perceber o impacto da pandemia de Covid-19. A fabricante automóvel francesa decidiu cancelar a distribuição de dividendos para o exercício financeiro de 2019 e reduzir a remuneração do presidente para fazer face aos custos da paralisação. A tentar relançar a atividade, a Renault já retomou a produção na fábrica em Cacia, Aveiro, com cerca de um quarto dos trabalhadores.

Bankinter apresenta contas do primeiro trimestre

Além do setor automóvel, também a banca tem estado em grande destaque nesta crise. O Bankinter vai dar o pontapé de saída dos resultados dos bancos que operam em Portugal. Depois deste, grande parte dos resultados deverão ser conhecidos no início de maio e, pelo menos, uma das principais instituições financeiras no país já deixou um alerta. O Santander antecipa queda de 50% dos lucros face ao previsto.

Desemprego nos EUA continua a subir?

Os pedidos de subsídios de desemprego nos EUA têm sido um importante indicador do impacto da Covid-19 na maior economia do mundo. Na última semana, o crescimento do número de pedidos desacelerou, mas foram, ainda assim, 5,2 milhões de novos desempregados em apenas uma semana. O total, num mês, já disparou para 20 milhões, reflexo do impacto do coronavírus na atividade do país. Esta quinta-feira serão conhecidos novos dados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião