PSA de Mangualde retoma atividade na próxima quarta-feira

Atividade da fábrica é retomada a 6 de maio, de forma gradual e com medidas de proteção reforçadas, adianta o grupo do setor automóvel.

A fábrica da PSA de Mangualde vai retomar a sua atividade já na próxima quarta-feira, avançou o grupo do setor automóvel, adiantando que o processo será feito de forma gradual.

O regresso das operações da unidade de produção de veículos comerciais ligeiros pertencente ao Grupo PSA acontece sete semanas depois de a 18 de março ter deixado de operar por causa do Covid-19.

No dia 6 de maio terão início os trabalhos de preparação nas unidades de ferragem e pintura, e, a partir de 7 de maio, estarão em laboração todas as áreas de produção”, diz José Luis Alonso Mosquera, diretor do Centro de Produção de Mangualde, em comunicado.

“Desde a paragem da nossa fábrica, implementámos um protocolo de medidas sanitárias reforçadas nas nossas instalações, que foi elaborado com o apoio dos serviços médicos do Groupe PSA, e enriquecido com a contribuição dos representantes dos Trabalhadores”, explica este responsável, concretizando que “graças a este esforço coletivo, validado pela auditoria realizada no dia 6 de abril, podemos retomar a produção no Centro de Mangualde, de forma gradual e segura”.

No passado dia 21 de abril, o centro de produção de Mangualde do grupo PSA admitia já ter tudo preparado no sentido do regresso à atividade, esclarecendo estar dependente da “liberalização” do Governo.

A retoma da operação da fábrica da PSA de Mangualde, onde são produzidos os modelos Peugeot Partner/Rifter, Citroën Berlingo/ Berlingo Van e Opel Combo/Combo Furgão, será feita com “medidas sanitárias reforçadas”, segundo o grupo automóvel francês.

Entre as precauções estão, por exemplo, o uso, sempre que possível, de transporte individual e em caso de partilha, fornecimento de máscaras e regra de lotação pré-definida. Está também prevista a medição de temperatura à entrada da fábrica, além da automonitorização de sintomas, fornecimento individual de máscaras e gel alcoólico, uso de óculos e máscaras na fábrica ou o respeito pela distância entre as pessoas em todos os espaços, incluindo áreas de descanso, áreas para fumadores com marcas no chão. Há também o ajuste da rotação nas trocas de equipas para evitar cruzamento dos trabalhadores.

(Notícia atualizada às 14h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSA de Mangualde retoma atividade na próxima quarta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião