Acionistas aprovam nomeação de José Furtado para a presidência das Águas de Portugal

  • Lusa
  • 5 Maio 2020

O novo conselho de administração das Águas de Portugal foi “eleito da deliberação unânime dos acionistas” para o mandato 2020-2022.

Os acionistas do grupo Águas de Portugal (AdP) aprovaram o novo conselho de administração, presidido por José Furtado, de 59 anos, que vai suceder no cargo a João Nuno Mendes, foi esta terça-feira anunciado.

Em comunicado, a AdP refere que o novo conselho de administração foi “eleito da deliberação unânime dos acionistas” para o mandato 2020-2022. O novo presidente da AdP, José Furtado, de 59 anos, é licenciado em gestão de empresas e quadro da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Entre 2013 e 2020 foi administrador executivo do Banco Comercial de Investimentos de Moçambique do Grupo CGD.

O novo conselho de administração da AdP será ainda composto pelo vice-presidente, José Sardinha, pelos administradores executivos Catarina d’ Oliveira, Carla Correia, João Neves e pelo administrador não executivo, Miguel Cruz (em representação da Parpública).

O anterior presidente da AdP, João Nuno Mendes, tinha assumido o cargo em 1 de junho de 2016 e cessado funções no final de novembro do ano passado. O grupo AdP, por intermédio das suas empresas, presta serviço aos municípios (sistemas em alta) e diretamente às populações, através de sistemas municipais (sistemas em baixa) de abastecimento de água e de saneamento.

O grupo é constituído por 19 empresas, das quais 13 são entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais que prestam serviços em 222 municípios de Portugal continental, abrangendo cerca de oito milhões de pessoas. Detido pelo Estado, através da Parpública (81%) e da Caixa Geral de Depósitos (19%), o grupo Águas de Portugal foi fundado em 1993.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acionistas aprovam nomeação de José Furtado para a presidência das Águas de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião