Trabalhadores informais vão passar a ter direito a apoio excecional

Até agora, não está previsto qualquer apoio extraordinário destinado aos trabalhadores informais em resposta à pandemia de coronavírus. Esta quinta-feira, o Governo aprovou uma nova ajuda.

Os trabalhadores informais vão passar a ter direito a um apoio excecional, que foi aprovado esta quinta-feira pelo Governo em Conselho de Ministros. Esta medida faz parte do pacote de novos apoios sociais lançado pelo Executivo de António Costa em resposta à pandemia de coronavírus.

No comunicado do Conselho de Ministros divulgado esta tarde, é adiantado: “É criada uma medida que visa a inclusão das pessoas que estão excluídas do sistema de proteção social“. Não são revelados, contudo, os pormenores da mesma. Considerando as declarações que já tinham sido dadas pela ministra Ana Mendes Godinho ao Jornal de Notícias, é possível, ainda assim, perceber que se trata de um apoio para os trabalhadores que recebem “por baixo da mesa” e, portanto, não fazem descontos para a Segurança Social.

Até agora, estes trabalhadores não tinham direito a qualquer apoio excecional, mas o Governo decidiu lançar agora uma nova ajuda.

No pacote de novos apoios aprovado esta quinta-feira, está também incluída a flexibilização do acesso ao subsídio social de desemprego, uma ajuda para os “recibos verdes” que não cumpram o prazo de garantia e o alargamento da proteção social aos sócios-gerentes com trabalhadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores informais vão passar a ter direito a apoio excecional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião