CGD já aprovou moratórias no crédito avaliadas em 4,7 mil milhões de euros

Banco recebeu 54 mil pedidos de moratórias nos empréstimos por parte das empresas, tendo já aprovado quase 38 mil no valor de 4,7 mil milhões de euros.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) recebeu 54 mil pedidos de moratórias no crédito por parte de famílias e empresas, tendo já aprovado 37.846 mil no valor de 4,727 mil milhões de euros.

O banco diz que já aprovou 25.993 moratórias solicitadas por particulares, entre crédito à habitação, crédito ao consumo, entre outros. Estes contratos totalizam os 2,129 mil milhões de euros. Cerca de sete mil pedidos elegíveis no valor de 800 milhões ainda estavam por decidir.

Em relação às empresas, já concedeu 11.853 moratórias no valor de 2,6 mil milhões de euros. Nove mil pedidos de empresas no valor de mil milhões de euros ainda estavam por decidir.

Estas moratórias visam ajudar famílias e empresas afetadas pela crise a pagar as prestações de capital e/ou juros mais tarde. Dividem-se pelos vários regimes criados: um regime público que vale apenas para contratos à habitação e empresas; e um regime da Associação Portuguesa de Bancos que abrangem os restantes contratos. A moratória individual da CGD teve pouca adesão.

Na conferência de apresentação de resultados, Paulo Macedo referiu que o período de seis meses da moratória pública “não é minimamente suficiente e penso que há disponibilidade de o governo” para prolongar os prazos.

O banco liderado por Paulo Macedo anunciou esta quarta-feira uma quebra de 31,6% dos lucros para 86,2 milhões de euros, com as provisões para a crise a atingirem os 60 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD já aprovou moratórias no crédito avaliadas em 4,7 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião