Sonae cai com prejuízos, Navigator afunda quase 5% sem dividendos
Sessão desta quinta-feira começou em baixa para as bolsas europeias e Lisboa não é exceção, com a Navigator a liderar as perdas. A dona do Continente também cede 3% após prejuízos de 60 milhões.
A Sonae começou a sessão lisboeta pressionada pelos resultados. A dona do Continente anunciou esta quarta-feira prejuízos de 59 milhões de euros no primeiro trimestre, acima do esperado pelo mercado. As ações estão a cair 3,08% para 0,64 euros, numa sessão negativa também para a Navigator. A bolsa perde mais de 1%, acompanhando o pessimismo vivido lá fora.
O PSI-20, o principal índice português, cede 1,62% para 4.154,67 pontos, com 13 cotadas abaixo da linha de água.
Apesar da queda acentuada da retalhista, o pior desempenho pertence à Navigator: as ações estão a recuar 4,51% para 2,16 euros, com a casa-mãe Semapa a perder 2,29% para 8,12 euros.
A Navigator disse esta quarta-feira que vai prolongar até ao final de junho a redução parcial de produção de papel de impressão e escrita anunciada no mês passado. E isto depois de ter assistido a uma queda de 38% nos lucros no primeiro trimestre. A papeleira anunciou ainda que está a planear reduzir os seus investimentos em 56% em 2020 para os 70 milhões, já que a atual pandemia tem um impacto na procura de papel, segundo os analistas do BPI.
Destaque ainda para o BCP, que perde 1,93% para 0,0917 euros. Outros pesos pesados nacionais como a Jerónimo Martins e Galp recuam 0,48% e 0,42%, respetivamente.
Do lado positivo, a Ibersol dispara mais de 6% para 5,10 euros.
Lisboa acompanha o arranque negativo verificado na Europa. O Stoxx 600, índice de referência europeu, está em baixa de 0,8%. Madrid e Paris registam quedas mais acentuadas, de 1,5% e 1,2%, respetivamente.
“Embora a sessão asiática tenha sido marcada pela agudização das tensões sino-americanas, a expectável abertura negativa dos índices europeus deve ser interpretada mais como uma flexão natural após os fortes ganhos dos dias anteriores”, explicam os analistas do BPI.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sonae cai com prejuízos, Navigator afunda quase 5% sem dividendos
{{ noCommentsLabel }}