Bancos centrais adiam aprovação de novos requisitos de capital para a banca

Os governadores de quase 30 bancos centrais iam encontrar-se a 8 de janeiro para definir os novos rácios de capital que serão exigidos aos bancos.

Os bancos centrais adiaram a reunião onde iriam aprovar a versão final do Basileia III, documento que vai estabelecer os parâmetros internacionais de requisitos de capitais da banca. Segundo a Reuters, os reguladores da banca concluíram que precisavam de mais tempo para finalizar esta reforma da regulamentação bancária.

O encontro entre os governadores e presidentes de quase 30 bancos centrais estava marcado para 8 de janeiro. Neste encontro, iam definir-se os rácios de capital exigidos aos bancos em diversos cenários económicos, com o propósito de evitar nova crise financeira.

Contudo, tem havido divergências entre os vários bancos centrais. É o caso do Bundesbank, que já deixou claro que não vai aceitar o Basileia III sem que sejam cumpridas as suas exigências em duas áreas essenciais: a preservação dos modelos de risco de crédito internos de cada banco e a não introdução de output floor.

O Comité de Supervisão Bancária de Basileia acabou, assim, por anunciar que “é necessário mais tempo para finalizar algum trabalho, incluindo ajustes finais no enquadramento”. Ainda assim, acrescenta, “o Comité deverá concluir os trabalhos no futuro próximo“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos centrais adiam aprovação de novos requisitos de capital para a banca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião