Bloco quer proibir balcões dos bancos de vender produtos de risco

  • ECO
  • 3 Janeiro 2017

António Costa concorda que é preciso "pôr na ordem" o sistema financeiro português e já concordou em discutir as propostas dos bloquistas.

O Bloco de Esquerda quer proibir a venda de produtos de risco nos balcões dos bancos, para evitar que haja mais lesados como os do Banco Espírito Santo (BES) ou do Banif.

O objetivo, explica o Diário de Notícias na edição desta terça-feira, é recuperar um pacote de iniciativas que já tinham sido apresentadas — e chumbadas pela direita — na anterior legislatura. Só que, agora, os bloquistas poderão contar com o apoio do PS, que se absteve da última vez.

Pelo menos, a julgar pelas declarações de António Costa no último debate quinzenal, quando Catarina Martins deixou o desafio ao Governo. O primeiro-ministro concordou que é preciso “pôr na ordem” o sistema financeiro e mostrou-se disponível para discutir as propostas do Bloco de Esquerda.

“Não havendo nenhuma alteração à lei, dependendo apenas e só de uma ideia de que todos cumprirão as regras existentes, essas regras são permissivas ao ponto de podermos estar a criar novamente lesados para o futuro”, referiu ao DN Pedro Filipe Soares, líder parlamentar bloquista.

O partido liderado por Catarina Martins quer, assim, “evitar a lógica do BES em que o BES vendia ao balcão o papel comercial de empresas do Grupo Espírito Santo“.

Outra das propostas passa por combater os offshores, que o Bloco considera serem o “ponto fulcral das estratégias de fuga fiscal, muitas vezes até de tráfico de influências e da criação de uma economia paralela”. Uma das propostas para combater esta prática será a obrigatoriedade de identificação de quem tem participações nas empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco quer proibir balcões dos bancos de vender produtos de risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião