BCP acompanha otimismo na banca europeia. Sobe 6% na bolsa de Lisboa

A bolsa de Lisboa acompanhou a tendência positiva e encerrou a valorizar, numa sessão que foi impulsionada pela subida de 6% dos títulos do BCP.

A bolsa de Lisboa encerrou no verde, com a maioria das cotadas em terreno positivo. A impulsionar o desempenho do índice nacional estiveram as ações do BCP, que valorizaram cerca de 6%, enquanto a EDP impediu uma subida mais acentuada.

O PSI-20 somou 0,52% para 4.299,31 pontos, naquela que foi a terceira sessão consecutiva de ganhos. Das 18 cotadas nacionais, nove encerraram em alta, sete em queda e duas ficaram inalteradas. Lisboa acompanhou, assim, a tendência positiva do resto da Europa, num dia em que o Stoxx-600 subiu mais de 1%.

O destaque desta sessão foram os títulos do BCP, que avançaram 6,02% para 0,0968 euros para o valor mais elevado desde 5 de maio. Os ganhos do banco liderado por Miguel Maya acompanharam a tendência do setor na Zona Euro, onde o índice Stoxx Banks valorizou 5,45%, numa altura em que já são conhecidos os resultados trimestrais de grande parte das instituições financeiras e em que começa a haver dados sobre o impacto do vírus no setor. A Autoridade Bancária Europeia assegura que os bancos estão mais bem preparados do que na anterior crise.

Ainda a contribuir para este desempenho do índice esteve a Nos, que avançou 4,36% para 3,59 euros, após ter anunciado que vai manter a proposta de dividendo. Apesar disso, a maior subida desta sessão coube à Novabase, que cresceu 8,14% para 3,19 euros.

A impedir uma subida mais expressiva do PSI-20 esteve a EDP, que recuou 1,07% para 4,239 euros, no dia em que o Observador noticiou que António Mexia arrisca a ser suspenso da liderança da elétrica. Ainda no setor energético, a Galp Energia recuou 0,43% par 10,405 euros, num dia em que o preço do barril de Brent, negociado em Londres, está a desvalorizar nos mercados internacionais.

Nas quedas, destaque ainda para a Jerónimo Martins que desvalorizou 2,23% para 14,65 euros, enquanto a Ibersol representou a maior descida desta sessão ao cair 2,87% para 6,76 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP acompanha otimismo na banca europeia. Sobe 6% na bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião