Paula Amorim perde processo contra Novo Banco

  • ECO
  • 28 Maio 2020

Duas empresas do grupo Amorim reclamavam ao Novo Banco o pagamento de mais de 179 milhões de euros investidos, em papel comercial do Grupo Espírito Santo.

O grupo Amorim tinha avançado para tribunal para reclamar, ao Novo Banco, o pagamento de mais de 179 milhões de euros investidos, em papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES), em 2014. No entanto, o Supremo Tribunal de Justiça chumbou o recurso, confirmando o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, adianta o Correio da Manhã (acesso pago).

O investimento foi feito através de duas empresas do grupo Amorim sediadas na Holanda, a Oil Investments e a Topbreach. As empresas argumentavam que o Novo Banco “é responsável pelo pagamento peticionado [mais de 179 milhões de euros] pela violação dos deveres do BES enquanto intermediário financeiro, tendo-lhe essa responsabilidade sido transmitida”, segundo o acórdão.

No entanto, o Novo Banco contrapôs que “a alegada dívida do BES não foi para si transferida, sendo clara a posição do Banco de Portugal no sentido de fazer abranger nos passivos excluídos da transferência para o Novo Banco quaisquer posições passivas relacionadas com os instrumentos de dívida emitidos por empresas do Grupo GES.” O Novo Banco foi assim absolvido neste processo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paula Amorim perde processo contra Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião