Bolsa de Lisboa pintada de vermelho. Energia castiga PSI-20

Com os investidores receosos quanto aos aumentos de novos casos na Europa, as bolsas caem. Lisboa segue a tendência, penalizada pelo setor energético.

Lisboa segue a tendência da generalidade das praças europeias, numa altura em que os investidores estão receosos quanto à evolução de novos casos na Europa e aos sinais de uma eventual segunda vaga. Na praça nacional, o setor da energia destaca-se pela negativa, enquanto o BCP cai mais de 1%.

O Stoxx 600 desvaloriza 1,54%, enquanto o francês CAC-40 perde 1%%, o britânico FTSE 100 recua 0,9% e o alemão DAX cai 1,2%. Em Lisboa, o PSI-20 recua 0,74%, para 4.428.70 pontos, com 16 das 18 cotadas em terreno negativo, uma inalterada e apenas uma em “terreno” positivo.

A praça nacional está a ser fortemente penalizada pelo setor energético. A Galp Energia cai 2,06% para 10,715 euros, enquanto a EDP perde 0,38% para 4,229 euros por ação no dia em que a defesa do seu CEO tentará contrapor as suspeitas do Ministério Público. Nota ainda para a REN que desliza 1,22% para 2,425 euros.

Nos mercados internacionais, o petróleo está sem tendência definida. O Brent, negociado em Londres, avança 0,28% para os 42,31 dólares, enquanto o WTI, em Nova Iorque, recua 0,06% para 39,72 dólares.

Igualmente entre os “pesos pesados” do índice nacional, o BCP e a Jerónimo Martins também recuam. As ações do banco liderado por Miguel Maya perderem 1,40% para 11,29 cêntimos, já os títulos da dona do Pingo Doce caem 0,47% para 15,75 euros. Destaque ainda para o setor da pasta e papel, com a Altri a desvalorizar 2,28%, a Navigator a perder 1,33% e a Semapa a deslizar 1,73%.

Em sentido contrário, a única cotada em terreno positivo é a Corteira Amorim, que valoriza 0,20% para 10,18 euros, depois de na semana passada ter comprado, através da participada Amorim Bartop, mais 30% da empresa sueca Elfverson & Co AB, ficando assim com a totalidade da produtora de tops de madeira para rolhas capsuladas, utilizadas por grupos da indústria de bebidas espirituosas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa pintada de vermelho. Energia castiga PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião