Número de desempregados dispara 34% em maio. Há quase 409 mil inscritos no IEFP

O número de desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) disparou 34%, em termos homólogos, para 408.934.

A pandemia de coronavírus está a fazer tremer o mercado de trabalho. De acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados inscritos disparou 34% em maio, face ao mesmo mês do ano anterior. São já quase 409 mil os indivíduos inscritos nos serviços de emprego.

O total de desempregados registados em Portugal subiu 4,2% em relação a abril, isto é, mais 16.611 indivíduos inscreveram-se no IEFP. Face ao período homólogo, o salto foi ainda mais significativo: 34%, isto é, mais 103.763 desempregados do que em maior de 2019.

Por grupos profissionais e em termos homólogos, foi entre os operadores de instalações e máquinas e trabalho de montagem que se registou “a mais expressiva subida percentual do desemprego”: 62,1%. Seguiu-se o grupo dos trabalhadores dos serviços pessoais, de proteção, segurança e vendedores (50,3%), bem como os trabalhadores qualificados da indústria, construção e artífices (41,6%).

O IEFP nota, além disso, que o maior aumento do número de desempregados foi registado nos setor dos serviços (44,7%), em particular no alojamento, restauração e similares, com um salto de 89,3%.

Segundo destaca o Ministério do Trabalho, em maio também foi registado, em contraponto, um aumento de quase 122% das ofertas de emprego face a abril (mais 6.971) e um salto de 91,6% nas colocações face a esse mesmo mês (mais 4.467).

Desemprego no Algarve sobe 202%

Numa altura em que o setor do turismo está a ser afetado de modo considerável pela pandemia de coronavírus, o número de desempregados registado no Algarve disparou 202,4% face ao período homólogo. Esta é, de resto, a região do país com um aumento mais pronunciado dos inscritos no IEFP.

Em contraponto, nos Açores, o número de desempregados inscritos nos serviços de emprego recuou 2,4% face a maio de 2019. O Alentejo, por sua vez, registou um recuo do número de desempregados de 1,4%, mas na variação em cadeia.

Apesar do forte aumento no número de desempregados no Algarve, a região representa apenas 6,8% do total a nível nacional, sendo o Norte o mais afetado. 38,2% dos inscritos no IEFP são desta região.

(Notícia atualizada às 11h18)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de desempregados dispara 34% em maio. Há quase 409 mil inscritos no IEFP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião