Novo Banco deverá receber menos de 100 milhões pela operação em Espanha

Segundo a imprensa espanhola, quem comprar o Novo Banco España deverá pagar menos de 100 milhões de euros, o equivalente a metade do seu book value. Fraca rentabilidade do banco arrefece interesse.

O Novo Banco está de saída de Espanha, depois de ter colocado no mês passado a sua operação à venda num período de turbulência por causa da pandemia. Foi contratado o Deutsche Bank para organizar a operação. O negócio não atraiu muitos interessados na fase inicial do processo. Quem comprar deverá pagar menos de 100 milhões de euros, o que equivale a metade do seu book value.

A informação é avançada esta segunda-feira pelo Expansión (acesso livre/conteúdo em espanhol). Conta o jornal espanhol que a fraca rentabilidade do banco tem sido uma das razões pelas quais não há tanto interesse da parte do mercado. Como o ECO avançou, a filial espanhola do Novo Banco tem perdido dinheiro nos últimos anos: acumula prejuízos de 450 milhões de euros desde 2014. O facto de operar apenas como uma sucursal também não joga a favor de potenciais interessados, acrescenta o Expansión.

Segundo a imprensa espanhola, entre os bancos que já terão manifestado o interesse estão o Abanca, que adquiriu o banco espanhol da Caixa Geral de Depósitos no ano passado e esteve perto de comprar o EuroBic, e ainda o Andbank.

Resultados do Novo Banco em Espanha

Fonte: Novo Banco

A venda da operação em Espanha poderá ainda afetar a venda da gestora de fundos Novo Activos Financieros España à Trea Asset Management, um negócio que deveria ficar concluído neste segundo trimestre. Mas as condições do acordo poderão ter de voltar a ser negociadas tendo em conta a venda da filial.

O Novo Banco Espanha fechou 2019 com ativos líquidos de dois mil milhões de euros, 198 funcionários e 11 balcões.

Nos últimos meses, o negócio em Espanha foi abalado por um escândalo no balcão de Santander (entretanto encerrado). Um ex-gestor do Novo Banco em Espanha terá burlado 76 clientes daquela região em dezenas de milhões de euros, através de um esquema de pirâmide que terá durado mais de uma década.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/lucros-do-novo-banco/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”162″ slug=”lucros-do-novo-banco” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/lucros-do-novo-banco/thumbnail?version=1583163799187&locale=pt-PT&publisher=eco.pt” mce-placeholder=”1″]

A polémica levou António Ramalho e o administrador Vítor Fernandes a Madrid para lidarem diretamente com o dossiê, como revelou o ECO em primeira mão. Não se sabe qual é a dimensão da fraude, nem o impacto nas contas do banco. Mas o próprio presidente já admitiu que vai ter custos: “Aquilo que seremos chamados é menos do que se anuncia e sempre muito mais do que devia ser”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco deverá receber menos de 100 milhões pela operação em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião