Michael O’Leary: “Vai ser muito difícil a TAP cumprir condições” do apoio estatal
"Vai ser muito difícil para a TAP conseguir cumprir com as condições" da injeção de capital que está a ser preparada pelo Governo, diz o líder da irlandesa Ryanair.
O dinheiro que o Estado prevê injetar na TAP seria “mais bem distribuído através das várias companhias aéreas que operam em Portugal em proporção do seu contributo para a conectividade do país”, defende o presidente da Ryanair, em entrevista ao Público (acesso condicionado). Michael O’Leary deixa ainda um aviso quanto ao apoio público que está a ser preparado para a transportadora aérea portuguesa: “Vai ser muito difícil a TAP cumprir as condições” da injeção.
O irlandês sublinha, por outro lado, que as ajudas estatais que têm sido garantidas a transportadoras como a Air France distorcem a concorrência e defende que, em alternativa, os Governos deviam suspender os impostos e taxas hoje aplicados às companhias aéreas.
Sobre o futuro do setor, o líder da Ryanair acredita que haverá uma “recuperação rápida dos níveis de tráfego”. Isto à boleia de tarifas baixas, que as próprias companhias de bandeira vão oferecer, nos próximos anos. Por isso mesmo, O’Leary antecipa que transportadoras como aquela que lidera — isto é, conhecidas por oferecerem bilhetes a baixo custo — terão de ter tarifas ainda mais baixas “para competir e sobreviver”, estratégia que terá efeito não só no número de trabalhadores, mas também nas remunerações oferecidas. A Ryanair já prevê eliminar três mil postos de trabalho, incluindo em Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Michael O’Leary: “Vai ser muito difícil a TAP cumprir condições” do apoio estatal
{{ noCommentsLabel }}