Governo quer 25% dos funcionários em teletrabalho. Sindicatos pedem mais dinheiro

  • ECO
  • 30 Junho 2020

Sindicatos exigem aumentos salariais ou progressões. Até ao fim do mês há três reuniões técnicas entre os sindicatos e o Governo. O objetivo é e "densificar" o regime de teletrabalho.

O Governo quer que cerca de 17 mil trabalhadores do Estado fiquem em funções remotas até 2023. Os sindicatos começam a discutir esta terça-feira este assunto com as equipas técnicas do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, que dizem que é difícil fazê-lo sem uma avaliação e sem uma proposta concreta do Governo, avança o Diário de Notícias (acesso livre).

Até 24 de julho, estão marcadas três reuniões entre os sindicatos e o ministério. A ideia já antes avançada pelo ministra Alexandra Leitão é a de “densificar” o regime de teletrabalho em funções públicas – que, atualmente, remete para as regras do Código do Trabalho. Por exemplo, revendo matérias como a fiscalização dos horários.

Os sindicatos exigem aumentos salariais ou progressões na carreira para as negociações. Um dos objetivos do Governo é ter em teletrabalho pelo menos 25% dos funcionários da Administração Pública. A Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP) já adiantou que não aceita períodos longos em teletrabalho sem trabalho presencial, nem recurso ao teletrabalho externo nem teletrabalho com isenção de horário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer 25% dos funcionários em teletrabalho. Sindicatos pedem mais dinheiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião