Galp com a maioria de ofertas comerciais de eletricidade e gás natural

  • Lusa
  • 30 Junho 2020

A EDP Comercial continua a ser o comercializador líder em número de clientes, com quotas de mercado de 78% e de 53%, na eletricidade e no gás natural, respetivamente”, revela a ERSE.

A Galp Power contava, no final de 2019, com 1.358 de um total de 1.673 ofertas comerciais nos mercados de eletricidade e gás natural, de acordo com um relatório divulgado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

“Existiam, no final de 2019, 1.673 ofertas comerciais nos mercados de eletricidade e de gás natural, 538 das quais correspondentes a ofertas duais [gás e eletricidade], o que corresponde a um aumento da diversidade de ofertas”, indicou a ERSE.

Segundo o regulador, a “Galp Power, com 1.358 ofertas, é o comercializador com o maior número de ofertas. O número médio de ofertas por comercializador foi de 64, no entanto, excluindo a Galp Power, esse valor reduz-se para 13”.

A ERSE concluiu ainda que estas ofertas apresentam uma tendência “de não imposição de condições de fidelização, que apenas acontece em 11% das ofertas”. Ainda assim, nas ofertas que exigem fidelização, “cerca de 64% inclui penalizações iguais ou inferiores a 25% da fatura mensal”, de acordo com o mesmo relatório.

A ERSE concluiu ainda que, em 2019, o número de clientes no mercado liberalizado continuou a aumentar, “tendo atingido mais de 5,2 milhões na eletricidade e de 1,2 milhões no gás natural”.

O peso total deste mercado no consumo global dos segmentos elétrico e de gás natural “atingiu valores de 95% e de 98%, respetivamente”, lê-se no documento. Nos segmentos empresariais, “verifica-se que a proporção de consumo presente no mercado liberalizado aproxima-se já dos 100%”.

Quanto às quotas de mercado, “a EDP Comercial continua a ser o comercializador líder em número de clientes, com quotas de mercado de 78% e de 53%, na eletricidade e no gás natural, respetivamente”, indicou a ERSE. Ainda assim, na eletricidade “manteve-se a tendência de erosão da base de clientes da EDP Comercial, que viu a sua quota de mercado reduzir-se em 2,4 pontos percentuais (p.p.)”, segundo o relatório.

Ainda que seja o comercializador que mais perde clientes nas mudanças dentro do mercado liberalizado, a EDP Comercial continua a registar bons resultados nas transições do mercado regulado para o liberalizado (58% dos clientes) e, “em especial, nas entradas diretas de clientes sem contrato (84%), o que mitiga a sua perda global de clientes”, referiu o regulador. Já no mercado do gás natural, “a EDP Comercial também regista uma redução da base de clientes, na ordem dos 2,3 p.p.”, segundo a ERSE.

Por sua vez, a “Galp Power reforça a sua liderança em consumo, exclusivamente à custa do crescimento no segmento de grandes consumidores, onde regista 65% de quota de mercado”, destacando-se também “o crescimento da Endesa e da Iberdrola, em número de clientes, e a redução ou estagnação das quotas de mercado, em consumo, de quase todas as concorrentes da Galp Power”, referiu a ERSE.

O regulador adiantou ainda que a sua unidade de Apoio ao Consumidor de Energia “recebeu, em 2019, 21.358 reclamações e pedidos de informação, dos quais 88% se referem aos setores da eletricidade e do gás natural”.

Os temas “mais reclamados em ambos os setores são a faturação, a contratação e o pré-aviso de interrupção, sendo que, no setor do gás natural, a ativação de serviço também assume proporções relevantes”, lê-se no relatório.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp com a maioria de ofertas comerciais de eletricidade e gás natural

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião