Existem cerca de 100 infetados por dia que estão incontactáveis

  • ECO
  • 1 Julho 2020

Existem cerca de cem pessoas por dia que estão infetadas e incontactáveis ou porque deram falsas moradas ou porque foram viver para outros locais, alerta responsável do gabinete de intervenção.

O responsável pelo gabinete de intervenção para a supressão de Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, Rui Portugal, adianta que existem registos de cerca de cem pessoas por dia que estão infetadas e incontactáveis e cerca de 15 mil pessoas em vigilância, conta em entrevista ao Público (acesso condicionado).

“Sabemos que estão doentes mas não as conseguimos contactar, ou porque deram falsas moradas ou porque foram viver para outros locais. O problema é enquanto não são identificados são potenciais transmissores de doença por mais algum dia”, refere em entrevista ao Público.

O responsável explica ainda a nível de saúde pública que o Norte tem mais recursos que o Sul e considera que a capital tem características específicas que a distinguem de outras regiões do território nacional e que tornam a tarefa de controlo do surto epidémico de Covid-19 mais árdua. “Temos concelhos como Sintra, Odivelas, Amadora, Loures e Lisboa com residentes de cerca de 100 nacionalidades diferentes”, explica. Para Rui Portugal, o reforço das equipas vai trazer resultados neste combate à pandemia, apesar de alertar que “praticamente ainda não há imunidade em Portugal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Existem cerca de 100 infetados por dia que estão incontactáveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião