Sonae é a empresa do PSI20 com mais mulheres em cargos de gestão

A Sonae lidera o índice “Leading Together", sendo a empresa do PSI20 com mais mulheres em cargos de gestão: tem três mulheres no conselho de administração e é a única com uma mulher num cargo de CEO.

A Sonae lidera o índice “Leading Together”, elaborado pela McKinsey, INSEAD, Nova SBE e Euronext, que distinguiu a empresa com maior igualdade de género em funções de administração no universo das cotadas em Portugal, o PSI20. A empresa liderada por Cláudia Azevedo, tem três mulheres no conselho de administração, sendo a única do PSI20 com uma mulher CEO, o que se traduz em 30% de mulheres no conselho de administração num contexto de paridade de género na comissão executiva da Sonae.

“Na Sonae consideramos que a presença equilibrada de mulheres e homens em lugares de decisão é um fator importante para o desenvolvimento dos nossos negócios. Estudos demonstram, de forma consistente, que organizações com maiores níveis de diversidade e inclusão são mais inovadoras e criativas, tornando-se assim mais sustentáveis e geradoras de valor para a comunidade”, sublinha Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, citada em comunicado.

O compromisso da igualdade de género materializa-se em projetos como o ERT Women Initiative and Voluntary Targets, que em 2013 definiu objetivos de diversidade de género para várias posições dentro da organização; a assinatura de um acordo com o Governo para promover a igualdade de género nos conselhos de administração e garantir que permanecia acima dos 30%; e, no compromisso europeu Pledge Embrace Difference (Diversity & Inclusion), firmado em novembro de 2018, para fomentar a criação de um ambiente e condições de trabalho adequadas com base numa cultura de diversidade e inclusão.

“Trata-se de uma temática que acompanhamos já há vários anos. A distinção que hoje recebemos vem reconhecer o esforço feito até à data. Sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente. Definimos objetivos ambiciosos, que nos permitirão em 2023 garantir uma representatividade de 39% de mulheres em funções de liderança na Sonae“, reforça a CEO.

Atualmente, apenas oito mulheres têm cargos na Comissão Executiva no universo das empresas cotadas em Portugal, de acordo com o índice Leading Together.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae é a empresa do PSI20 com mais mulheres em cargos de gestão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião