Covid-19: FCT tem 500 mil euros para investigações sobre impactos de género

A Fundação para a Ciência e Tecnologia tem 500 mil euros para financiar estudos que investiguem o impacto da pandemia nas desigualdades de género, na violência doméstica e contra as mulheres.

O concurso Gender Research 4 COVID 19, lançado esta quinta-feira pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) vai apoiar novos estudos sobre os impactos de género da atual pandemia. Esta iniciativa pretende estimular novos trabalhos de investigação do impacto do Covid-19 nas desigualdades de género e na violência contra as mulheres e a violência doméstica.

A FCT tem 500 mil euros para apoiar estes projetos de implementação rápida — até 10 meses de desenvolvimento –, e com o limite máximo de financiamento por projeto de 40 mil euros. Serão consideradas três linhas de orientação: género e mercado de trabalho; quotidianos, estereótipos e papéis de género; e violência contra as mulheres e violência doméstica.

“Sabemos que a “ciência cura”, mas que é também com mais investigação social que poderemos aprender a ser mais responsáveis e a educar as novas gerações”, ressalva Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sobre o projeto.

“Sabemos que nenhuma crise é neutra sob o ponto de visto de género e que reproduz e tende a exacerbar as desigualdades existentes entre mulheres e homens. Tal como na anterior crise económico-financeira, anteveem-se impactos desproporcionais para as mulheres, que, desta vez, o Governo quer conhecer e medir. Por isso decidimos lançar este apoio inédito para a área de estudos de género, de forma a melhor fundamentar as nossas políticas de igualdade”, sublinha Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

Esta iniciativa faz parte de uma série de programas lançados pela FCT nos últimos dois meses, respetivamente o Research 4 COVID19: para projetos de I&D em áreas específicas de ciências da vida e engenharia, o AI 4 COVID19, para apoiar projetos de I&D em ciências dos dados e inteligência artificial com a administração pública, as bolsas de doutoramento para investigação em ciências da virologia Doctorates4COVID-19, e ainda o Science 4 COVID19, uma plataforma relacional e de comunicação entre cientistas.

As candidaturas devem ser submetidas com o preenchimento de um formulário no site oficial, entre 15 de maio e 2 de junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19: FCT tem 500 mil euros para investigações sobre impactos de género

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião