“Se tivesse de apostar diria que hoje será o dia da solução da TAP”, diz Costa

António Costa reiterou que se for necessário a solução para a companhia aérea surgir por "imposição do Estado", tal acontecerá. 

O primeiro-ministro aponta que o acordo para uma “solução estável” para a TAP está para breve, adiantando mesmo que “se tivesse de apostar, diria que hoje será o dia”. António Costa reiterou também que se for necessário a solução para a companhia aérea surgir por “imposição do Estado”, tal acontecerá.

“Se tivesse de apostar diria que hoje será o dia da solução da TAP, negociada com os nossos sócios privados e não com imposição do Estado. Se for necessário cá estaremos para isso, mas espero que não seja necessário“, disse Costa, na abertura da fronteira com Espanha, em declarações transmitidas pelas televisões.

Questionado sobre aspetos mais específicos das negociações, o primeiro-ministro admitiu não ter informações das últimas horas de conversações, mas garantiu que a “questão será ultrapassada muito rapidamente”. Esta terça-feira, foi conhecido que o acionista privado Atlantic Gateway, dono de 45% da TAP, rejeitou as condições do empréstimo de emergência de 1.200 milhões de euros do Estado à companhia.

Os privados não querem aceitar as condições do Estado para a injeção e o Governo já admitiu que a nacionalização da empresa é o cenário em cima da mesa. Ainda assim, as negociações entre o Governo e os acionistas privados, Humberto Pedrosa e David Neeleman, continuam, com o objetivo de evitar a rutura.

(Notícia atualizada às 12h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Se tivesse de apostar diria que hoje será o dia da solução da TAP”, diz Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião