BE questiona CMVM sobre gestora da Galp que esteve na Wirecard

  • ECO
  • 10 Julho 2020

"Tendo em conta o percurso de Susana Quintana-Plaza e os factos agora conhecidos sobre a Wirecard, vai a CMVM proceder a uma avaliação formal da sua idoneidade?", pergunta BE.

Numa pergunta enviada ao regulador do mercado de capitais, o Bloco de Esquerda questiona se a gestora da Galp Energia, Susana Quintana-Plaza, que esteve na alemã Wirecard fintech agora insolvente e envolvida num escândalo financeiro — tem condições para estar no cargo em causa, avança o Expresso (acesso pago), esta sexta-feira.

Segundo o semanário, na pergunta enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a bloquista Mariana Mortágua sublinha que a “administradora da Galp era membro do conselho fiscal da Wirecard, um órgão de gestão responsável por exercer ‘uma fiscalização conscienciosa e imparcial’, de informar sobre ‘todas as irregularidades e inexatidões’, segundo o decreto-lei que rege esta atividade e que é praticamente transversal a todos os países”. A deputada questiona, por isso: “Tendo em conta o percurso da recente administradora da Galp, Susana Quintana-Plaza, e os factos agora conhecidos sobre a Wirecard, vai a CMVM proceder a uma avaliação formal da sua idoneidade?”, questiona Mortágua.

A CMVM já disse que não tem poderes de supervisão que permitam avaliar a idoneidade dos gestores de empresas cotadas. E fonte oficial da Galp disse ao ECO, que avançou a história em primeira mão, que “já desencadeou os procedimentos de governance aplicáveis, em face da informação recentemente divulgada sobre a Wirecard, não se registando qualquer informação suscetível de pôr em causa a idoneidade da sua administradora executiva Susana Quintana-Plaza”.

A alemã Wirecard tem estado rodeada de polémica, depois de sido descoberto um buraco nas suas contas de 1,9 mil milhões de euros. O escândalo levou mesmo à detenção do ex-presidente desta fintech. A gestora da Galp Energia tinha abandonado a Wirecard em abril deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BE questiona CMVM sobre gestora da Galp que esteve na Wirecard

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião